(SECOM) - Inaugurada nesta quarta-feira, 20 de maio, a mostra fotográfica de Regina Lo Bianco, na galeria da Usina Cultural Energisa, no centro de Nova Friburgo, encantou a todos que compareceram. Personagens e locais que parecem ter saído dos livros de história, mas que existem em pleno século XXI em localidades afastadas, fazem parte da mostra. Como diz o historiador Jorge Miguel Mayer em seu texto de apresentação da exposição, “No Sertão do Rio Bonito, que aflui suas águas para o vale do Macaé, vive um povo cujos costumes e tradições trazem as marcas dos pioneiros colonos suíços e alemães que povoaram a região. Aqui, como no passado histórico, as pessoas retiram o seu sustento diretamente da terra. As casas de pau a pique, por exemplo, são feitas com o engenho humano e material da terra: barro, madeiras e pedras locais. A habilidade deste povo lhe permite produzir jacás, peneiras, cestos para transportar os alimentos, muitos dos quais passarão pelos fogões e fornos à lenha”.
Regina conseguiu capturar momentos aparentemente simples, mas que possuem uma verdadeira poesia, uma luz especial em cada instante retratado, com objetos como uma chaleira ou um forno à lenha, mas também a expressão de moradores de localidades como a Toca da Onça e Rio das Flores. Gente simples, com muita história para contar e que a fotógrafa teve o prazer de ouvir e a vontade de que aqueles depoimentos fossem eternizados. A ideia tende a crescer e se transformar num documentário que será mais uma peça de registro da bela história de Nova Friburgo.
A mostra faz parte do evento Encontro com as Raízes, que está sendo organizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Serra e que será realizado no último final de semana de maio (29 a 31) nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra. Em conversa com a responsável pela usina Cultural, Elizabeth Maldonado, Regina comentou sobre a mesma mostra que havia sido feita na Suíça em 2002 e ambas chegaram à conclusão de que seria o momento ideal, aproveitando a realização do evento, fazer a mostra aqui também. São 24 fotos que Regina Lo Bianco foi fazendo ao longo de mais de cinco anos em suas idas às localidades do sertão de Rio Bonito.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, admirador do trabalho da fotógrafa, também prestigiou a inauguração da mostra. Ele afirmou que Regina foi muito feliz naquelas fotografias, registrando interiores formidáveis da vida de uma gente muito simples. Gente essa, segundo a artista, que tem preocupação com a degradação do meio ambiente.
Heródoto pediu que as fotos fossem doadas ao Pró-memória, sugestão que estava nos planos de Regina para que o registro da história dos descendentes de Nova Friburgo fosse preservado também naquelas fotografias.
A mostra fotográfica Encontro com as Raízes pode ser vista de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, até o dia 10 de junho, podendo ser prorrogada.
Deixe o seu comentário