Reforma do Caps garante a alegria dos usuários

quinta-feira, 25 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A alegria toma conta dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A Unidade de Saúde, que foi fortemente atingida pela tragédia de janeiro, em Nova Friburgo, passou por uma grande reforma e foi reinaugurada em junho. Por se tratar de acompanhamento de usuários que sofrem de transtornos mentais graves e persistentes, o imóvel do setor esteve na lista de prioridades para as reformas. Quem visita a casa percebe a satisfação dos usuários e dos funcionários.

Segundo a psiquiatra Ângela Moura, chefe do setor, as obras deram um entusiasmo à equipe. “Todos nós, técnicos e usuários do serviço, estamos felizes em contar com a melhoria das instalações, já que assim podemos trabalhar de forma justa e eficaz ao nosso objetivo”, diz a médica. Para ela o trabalho deve ser incansável, pois não é fácil reinserir o usuário em suas famílias e principalmente na comunidade. “O trabalho deve ser diário. Por isso foi muito importante a recuperação da casa”, diz Ângela Moura.

As dependências do imóvel passaram por reformas em diversas áreas. Os pisos da cozinha e o refeitório já estavam com pequenas avarias, mas piorou muito depois da enchente. “Hoje ele foi totalmente reformado e está em ótimo estado”, diz Doutora Ângela. Outro setor que precisou rapidamente ser reparado foi o telhado na área externa da casa. “Com o novo telhado não nos preocupamos mais se vai chover o se irá fazer sol quente. Desenvolvemos nossas oficinas tranquilamente”, diz uma usuária, moradora de Nova Suíça. Para Ângela Moura, as oficinas são de suma importância porque complementam a terapia em grupo. “O telhado propicia a realização de oficinas e outras atividades mesmo em dias de chuvas ou com muito sol”, completa.

Com a reforma do telhado a realização do bazar pôde voltar a funcionar. “É onde os usuários vendem seus produtos confeccionados nas oficinas terapêuticas”, conclui Doutora Ângela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade