Referência na região, Associação de Corredores Friburguenses completa 28 anos

Sonho professor de educação física José Augusto Teodoro, a Ascof moveu também a esperança de quem queria abandonar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Perto de completar três décadas de fundação, Ascof vive momento especial
Perto de completar três décadas de fundação, Ascof vive momento especial

Há quase três décadas, surgiu em Nova Friburgo um ideal que faz a diferença na vida de centenas de pessoas. A restrição do acesso à corrida no município foi quebrada há 28 anos, quando em outubro de 1988 nasceu a Associação de Corredores Friburguenses, a Ascof. O sonho do professor de educação física José Augusto Teodoro moveu também a esperança de quem gostaria de abandonar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Nos últimos seis meses a Ascof passou por um processo de reestruturação e viveu um verdadeiro renascimento: o número de filiados triplicou, e com ele, o espírito de solidariedade e companheirismo se multiplicou.

A cada dia mais pessoas buscam a corrida e a elegem como seu esporte preferido. A modalidade é capaz de unir todas as classes sociais, todas com o objetivo de buscar a superação de metas sociais. Através dos passos firmes em direção à linha de chegada, é possível provar para si mesmo que não existem obstáculos insuperáveis.

Dentro desse contexto, alguns simpatizantes vão além. Os resultados de atletas da Ascof traduzem toda a dedicação e envolvimento dos membros da Associação. Há pouco mais de um ano na equipe, Nelson Vasconcelos correu recentemente a Maratona de Berlim e conseguiu o índice para participar da Maratona de Boston. André Montechiari, há quase dois anos no grupo, esteve na Maratona de Toronto, no Canadá, e se prepara para a Maratona de New York. Em novembro, pretende superar sua melhor marca do ano, 3h12min, que poderá levá-lo a Boston em 2017.

A médica Vera Leal inovou ao participar de um Beach Biatlhon, que reúne um quilômetro de natação e 2,5 quilômetros de corrida na areia. Vera representou a cidade na disputada prova Rei e Rainha do Mar, realizada na Praia de Copacabana, e alcançou um incrível terceiro lugar na sua categoria, com o tempo de 33 minutos e 49 segundos. O empresário Ernani Amaral reuniu família e amigos para participar de um revezamento no Espírito Santo.

Já a dentista Tássia Sampaio concluiu o percurso de 6,2 quilômetros de subidas da Corrida do Bope, no Rio de Janeiro, enquanto o professor Edmilson se prepara para correr a Maratona da Disney, em janeiro de 2016. Na última prova da cidade, comemorativa aos 45 anos de uma drogaria, a equipe arrebatou cinco dos postos mais altos do pódio. Exemplos de sucesso, desafiados pela corrida cuja a linha de chegada tem como troféu o alcance dos próprios ideais.

Para comemorar os 28 anos de existência, a Associação de Corredores Friburguenses promoveu um pequeno evento no coreto da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, onde tudo começou. Na ocasião, a equipe recebeu a visita ilustre de Edson Barbosa Jr., atleta do UFC, que iniciou sua vida esportiva na Ascof.

Em busca de ajudar a escrever novas histórias de superação e glórias, a Ascof treina regularmente, e está aberta a novas participações. Os treinamentos acontecem na pista de atletismo do estádio Eduardo Guinle, em Olaria. às terças, quintas e sábados, sempre a partir das 7h30.

  • Corredora Tássia Sampaio se destaca em diversas competições, como a da Corrida do Bope

    Corredora Tássia Sampaio se destaca em diversas competições, como a da Corrida do Bope

  • Confraternização da Ascof contou com presença de corredores e visita de Edson Barboza

    Confraternização da Ascof contou com presença de corredores e visita de Edson Barboza

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ascof
Publicidade