Há quase três décadas, surgiu em Nova Friburgo um ideal que faz a diferença na vida de centenas de pessoas. A restrição do acesso à corrida no município foi quebrada há 28 anos, quando em outubro de 1988 nasceu a Associação de Corredores Friburguenses, a Ascof. O sonho do professor de educação física José Augusto Teodoro moveu também a esperança de quem gostaria de abandonar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Nos últimos seis meses a Ascof passou por um processo de reestruturação e viveu um verdadeiro renascimento: o número de filiados triplicou, e com ele, o espírito de solidariedade e companheirismo se multiplicou.
A cada dia mais pessoas buscam a corrida e a elegem como seu esporte preferido. A modalidade é capaz de unir todas as classes sociais, todas com o objetivo de buscar a superação de metas sociais. Através dos passos firmes em direção à linha de chegada, é possível provar para si mesmo que não existem obstáculos insuperáveis.
Dentro desse contexto, alguns simpatizantes vão além. Os resultados de atletas da Ascof traduzem toda a dedicação e envolvimento dos membros da Associação. Há pouco mais de um ano na equipe, Nelson Vasconcelos correu recentemente a Maratona de Berlim e conseguiu o índice para participar da Maratona de Boston. André Montechiari, há quase dois anos no grupo, esteve na Maratona de Toronto, no Canadá, e se prepara para a Maratona de New York. Em novembro, pretende superar sua melhor marca do ano, 3h12min, que poderá levá-lo a Boston em 2017.
A médica Vera Leal inovou ao participar de um Beach Biatlhon, que reúne um quilômetro de natação e 2,5 quilômetros de corrida na areia. Vera representou a cidade na disputada prova Rei e Rainha do Mar, realizada na Praia de Copacabana, e alcançou um incrível terceiro lugar na sua categoria, com o tempo de 33 minutos e 49 segundos. O empresário Ernani Amaral reuniu família e amigos para participar de um revezamento no Espírito Santo.
Já a dentista Tássia Sampaio concluiu o percurso de 6,2 quilômetros de subidas da Corrida do Bope, no Rio de Janeiro, enquanto o professor Edmilson se prepara para correr a Maratona da Disney, em janeiro de 2016. Na última prova da cidade, comemorativa aos 45 anos de uma drogaria, a equipe arrebatou cinco dos postos mais altos do pódio. Exemplos de sucesso, desafiados pela corrida cuja a linha de chegada tem como troféu o alcance dos próprios ideais.
Para comemorar os 28 anos de existência, a Associação de Corredores Friburguenses promoveu um pequeno evento no coreto da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, onde tudo começou. Na ocasião, a equipe recebeu a visita ilustre de Edson Barbosa Jr., atleta do UFC, que iniciou sua vida esportiva na Ascof.
Em busca de ajudar a escrever novas histórias de superação e glórias, a Ascof treina regularmente, e está aberta a novas participações. Os treinamentos acontecem na pista de atletismo do estádio Eduardo Guinle, em Olaria. às terças, quintas e sábados, sempre a partir das 7h30.
Deixe o seu comentário