Um grupo voltado à solidariedade e sem nenhum cunho político. Assim é a “Rede de ajuda mútua”, grupo criado por Jefferson Pontes no Facebook com o objetivo de ajudar a quem precisa. “A ideia surgiu logo depois de um pedido de ajuda dentro do grupo Aos Cidadãos Friburguenses, no qual foi apontada uma solução quase que instantânea para aquela solicitação. Logo depois disso percebi que essa pontualidade era rara. Então imaginei que se centralizasse esse pedido de ajuda com a criação de um grupo específico voltado para a solidariedade, as pessoas que se interessassem poderiam ajudar”, destacou Jefferson.
Administrado por Daniela Talarico e Daniele Knupp, o “Rede de ajuda mútua” possui mais de 500 membros e ainda nem completou um mês de existência. Por enquanto os membros estão divulgando campanhas já existentes dentro da cidade, onde a doação é feita em locais já indicados por quem divulga a campanha. Mas a ideia é expandir a rede de ajuda a favor de pessoas e instituições.
Casos como de Alexandre—um rapaz que só tem os membros superiores e vive através de vendas de potes plásticos pelas ruas de Nova Friburgo—têm mobilizado o grupo que está pedindo ajuda para comprar uma cadeira de rodas. Por enquanto, o valor necessário não foi obtido e a possibilidade de parceria com uma loja local começa a transformar o sonho de quem precisa em realidade. “Ainda foi oferecido ajuda por uma emissora de TV local na forma de divulgar esse caso e chegar a esse valor o mais rápido possível, trazendo um maior conforto na vida desse rapaz”, lembrou Jefferson. O valor necessário para a compra da cadeira é de R$ 8 mil.
Outro caso famoso entre os integrantes do grupo foi o da cadela Vick, atropelada por uma pessoa que não ofereceu ajuda. Um dos membros está pedindo ajuda para a cirurgia na pata do cão que, no momento, está sendo assistida pelo projeto Amicão & Amicat. “Enfim, os pedidos de ajuda e o espírito da solidariedade das pessoas é o que mais marca o grupo”, pontuou Jefferson.
Vale ressaltar que o grupo é restritamente em busca da solidariedade e as postagens são direcionadas exclusivamente a esse assunto, sendo aberto espaço a todos que querem ajudar ou divulgar uma ação em prol do próximo.
Quem quiser ajudar Alexandre, que necessita de uma cadeira de rodas, também pode acessar o site www.oportaldobem.com.br/campanha-cadeira-de-rodas.
Deixe o seu comentário