Rede da Democracia: conheça as regras do debate entre os candidatos a prefeito

Evento será promovido em conjunto por A VOZ DA SERRA, TV Zoom e a Rádio Nova Friburgo AM, neste domingo, às 18h, com transmissão ao vivo
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Rede da Democracia: conheça as regras do debate entre os candidatos a prefeito

A uma semana das eleições que irão definir o futuro político de Nova Friburgo pelos próximos quatro anos, atravessando, inclusive, o marco histórico de seu bicentenário, os seis candidatos a ocupar a cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo participam de um debate histórico sob o ponto de vista midiático, cuja transmissão e cobertura promete alcançar a maior parte da população friburguense.

Unidos pelo compromisso social de informar com responsabilidade, três dos mais tradicionais veículos de comunicação da cidade - TV Zoom, Rádio Nova Friburgo AM e o jornal A VOZ DA SERRA - uniram-se para criar a maior e mais abrangente plataforma de exposição para os programas de governo a disposição do eleitor, a partir das 18h deste domingo, 25. Além da estrutura da TV Zoom - que irá abrigar e mediar o debate - os eleitores também poderão contar com as transmissões ao vivo por rádio, e no portal de A VOZ DA SERRA na internet. E se mesmo assim alguém perder o encontro entre os candidatos, ainda será possível rever todo o conteúdo a qualquer hora, através do aplicativo de celular da Zoom, até a próxima sexta-feira, 30.

Dinamismo

As regras do debate foram elaboradas de modo a servir de base para um confronto dinâmico de ideias e planos de governo, com tempo mais curto para perguntas e respostas a fim de incentivar a objetividade e evitar eventuais trocas de ataques pessoais. A expectativa é de que o debate tenha duração próxima a duas horas, abrigando cinco blocos distintos.

No primeiro deles serão explicadas as regras, e cada candidato terá 30 segundos para se apresentar, em ordem definida por sorteio. Já no segundo os candidatos responderão e comentarão perguntas formuladas por jornalistas indicados pelos realizadores. Cada jornalista terá 30 segundos para efetuar esta pergunta, antes que sejam sorteados os candidatos que irão responder e comentar. 

Haverá dois minutos para a resposta e um para o comentário, e cada candidato irá responder e comentar uma única vez. Caberá aos jornalistas de A VOZ DA SERRA fazer perguntas sobre os temas emprego e renda e saúde; aos da Rádio Nova Friburgo AM, sobre mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais e aos da TV Zoom sobre educação e geração de recursos para a prefeitura friburguense.

No terceiro bloco os candidatos irão se enfrentar por sorteio, com temas definidos da mesma forma. Já no quarto bloco, eles poderão escolher a quem perguntar e o tema será livre. Por fim, no quinto e último bloco cada candidato terá um minuto para fazer suas considerações finais.

O posicionamento dos candidatos foi definido por sorteio. Hugo Moreno ocupará a cadeira um;  Glauber Braga, a cadeira dois; Grace Arruda, a três; Rogério Cabral ocupará a cadeira quatro; Renato Abi-Ramia a cinco e a Renato Bravo coube a cadeira seis.

A análise de pedidos de direito de resposta ficará a cargo de uma comissão estabelecida pela OAB Nova Friburgo e, por limitações no número de pessoas determinadas pelo Corpo de Bombeiros, não haverá plateia durante a realização do debate no estúdio da TV Zoom, no bairro Olaria. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade