Recheada de atrações, 22ª edição do McDia Feliz acontece dia 28

terça-feira, 24 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Dia de transformar Big Mac em sorrisos: este é o slogan da campanha, que neste ano tem como garoto-propaganda o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho

Leonardo Lima

No próximo dia 28, Nova Friburgo receberá mais uma edição do McDia Feliz. Na ocasião, toda a verba que a rede de fast-food McDonald’s arrecadar com a venda do sanduíche Big Mac será destinada à Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (câncer), do Rio de Janeiro – também conhecida como Casa Ronald McDonald. Segundo o organizador da campanha na cidade, Sérgio Louback, diversas atrações já confirmaram presença no evento, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas, das 10h às 24h. “Neste ano, quando fomos procurar a Prefeitura para acertar a realização do McDia Feliz, ficamos sabendo que a Euterpe Friburguense já se apresentaria na praça no dia 28. Porém, ao tomar conhecimento da iniciativa, a banda aceitou na hora participar da campanha”, revelou.

Além da Euterpe Friburguense, a programação contará com números de dança, música, desfile e louvor, que prometem agradar pessoas de todas as idades. Ao longo do dia haverá apresentações da Fri Modas; Academia Fitness; Cláudio Schittino; Ivan Diolino; Escola Municipal Florândia da Serra; Bibiana de Sá; As Fulanas; Ricardo Cler; Grupo de Louvor Graça Divina; Shape Indiano; Central Única das Favelas (Cufa); Requebra Show; Ministério de Louvor Rhebot; Fri Combat; Tora-Bora, Blocão do Rastafare; Vilage no Samba e bateria mirim da Imperatriz de Olaria.

De acordo com Sérgio, é possível às pessoas adquirir previamente vales que dão direito ao Big Mac, no valor de R$ 8,50 cada. “Muitos empresários, por exemplo, compram uma quantidade de tíquetes e doam a crianças carentes. Também é importante adquiri-los mesmo que seja no dia do evento, pois o valor arrecadado com a venda é repassado integralmente à conta bancária da associação. Se a compra do sanduíche for feita no caixa da loja, haverá desconto de impostos”, explica.

Em 2009 foram vendidos 1.805 Big Mac’s, o que rendeu R$ 13.762 à instituição, e representou um recorde de arrecadação na cidade. Mais informações sobre o McDia Feliz 2010 podem ser adquiridas com o organizador pelo telefone 9275-5249 ou no site www.casaronald.org.br.

Casa Ronald McDonald: há 17 anos salvando vidas no país

Em 1974 o jogador de futebol americano Fred Hill tinha uma filha em tratamento de câncer internada num hospital da Filadélfia, nos Estados Unidos. Lá conheceu uma médica que tinha o sonho de criar uma casa de apoio às crianças portadoras da doença. Insti tuições de apoio ao tratamento de câncer infanto/juvenil com a chancela da rede de fast-food, espalhadas em 51 países.

No Brasil tudo começou há 21 anos, quando pais que vivenciaram a experiência de tratamento oncológico de seu filho, nos EUA, ficaram hospedados na Casa Ronald McDonald de Nova York. No local, tiveram contato com uma infraestrutura totalmente diferenciada. Embora o menino não tenha vencido a doença, os pais decidiram se tornar voluntários na ajuda a crianças com câncer. Em 1990, foram convidados pela direção pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para implantar a sala de recreação, nos moldes do hospital americano. Dois anos depois, surgia Associação de Apoio à Criança com Neoplasia.

Em junho de 1993 a renda do McDia Feliz foi doada à instituição e, a partir daí, foi adquirido um imóvel para hospedagem e formalizada a parceria junto ao Inca e ao McDonald’s. No ano seguinte foi criada a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina (a 162º do mundo), na Rua Pedro Guedes, 44 – Maracanã, Rio de Janeiro. Desde então, sua sustentabilidade se dá através de doações de empresas, membros contribuintes, campanhas sociais, eventos promovidos por voluntários e parcerias. O local conta com cerca de 400 voluntários e 15 suítes. Desde a sua inauguração, a Casa já recebeu cerca de 1.400 crianças, sendo 31 de Nova Friburgo. Atualmente, um dos principais projetos é a segunda expansão, que permitirá ampliar a capacidade de atendimento para até 78 pacientes, hospedados em 39 suítes, com direito a acompanhante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade