Apesar de comemorada pela comunidade, a notícia da reabertura da Capela Santo Antônio na próxima semana trouxe à tona um problema antigo que vem incomodando muitos friburguenses: o do abandono da Praça do Suspiro. O local foi um dos mais castigados pela tragédia climática de 2011 e até hoje não foi totalmente recuperado, conforme pode ser constatado por qualquer pessoa que passe por lá. Um dos principais problemas do espaço é a precariedade do Teleférico, desativado desde a catástrofe e com a cabine repleta de pichações e vidros quebrados, frustrando vários turistas que ainda visitam a outrora atração turística. Ironicamente, o painel com os dizeres "A mais bela vista de Nova Friburgo” continua intacto no local.
Além do fechamento do Teleférico, outros problemas também vêm contribuindo para descaracterizar a Praça do Suspiro, como a desordem provocada pelos cavalos de passeio que ficam no local. A maioria dos animais está visivelmente maltratada e exposta a condições precárias, como denunciado recentemente por moradores e comerciantes do entorno à reportagem de A VOZ DA SERRA. Outra queixa da comunidade refere-se à falta de conservação da Praça dos Trovadores, que está repleta de sujeira, com os jardins malcuidados e a iluminação precária. Este último item vem contribuindo para que a praça seja utilizada indevidamente por desocupados.
Completam a lista de problemas no Suspiro, o fechamento da Praça das Colônias, que desde a tragédia permanece com o anfiteatro e restaurante interditados em função do deslizamento ocorrido no local, Junte-se a isso os constantes alagamentos registrados na praça a cada chuva mais forte que cai na cidade, como as ocorridas no início deste ano.
Vários apelos têm chegado à redação do jornal sugerindo que a reabertura da tradicional capela seja o primeiro de um projeto de revitalização da Praça do Suspiro, para que esta volte a ser um atrativo turístico do município.
O teleférico está desativado desde a tragédia. Ironicamente, o painel com a frase
"A mais bela vista de Nova Friburgo” continua intacto na cabine de acesso
Deixe o seu comentário