Conforme anunciado no último dia 16 de junho, a Prefeitura de Nova Friburgo está dando início às obras de reforma e adequação da lavanderia do Hospital Municipal Raul Sertã, para sanar antigos problemas. As intervenções se estenderão à troca dos equipamentos do setor.
As obras na lavanderia da unidade custarão R$ 263.789,47 e serão feitas pela empresa Ecom Sistema Engenharia e Meio Ambiente Eirelle-me, que ofereceu o menor preço na licitação e venceu o certame.
“Hoje o grande problema das unidades mais antigas, e isso não é uma característica só do Raul Sertã, é o fluxo cruzado. O que é isso? Tudo que é sujo, contaminado, passa pelo que é limpo. Antigamente não havia essa preocupação. Então, uma das principais adequações a serem feitas é na estrutura física, para que o sujo entre por um lugar e o limpo saia por outro, sem que eles se encontrem durante esse processo. Além da adequação do maquinário, que também é muito antigo”, declarou a subsecretária executiva da Saúde, Michelle Silvares.
A retirada dos equipamentos foi iniciada na quarta-feira, 21, e a expectativa era que a partir desta sexta-feira, 23, a lavanderia fosse fechada para o início das obras.
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a lavanderia do hospital lava diariamente cerca de 1.200 quilos de roupa. Durante as intervenções esse trabalho será absorvido pelo Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro.
Enquanto durarem as obras, a lavagem das roupas do HRS será feita também em unidades de saúde de municípios parceiros, conforme informou a secretária de Saúde, Suzane Menezes.
Deixe o seu comentário