Um projeto de lei do deputado Welberth Rezende (PPS), aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), propõe a inclusão do ramal Nova Friburgo-Sumidouro no Plano Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária. O texto seguiu para o governador Wilson Witzel, que pode sancionar ou vetar.
O programa foi criado por lei com o objetivo de fomentar o turismo do estado a partir da recuperação das estações de trem, permitindo a realização de convênios entre o governo federal, o governo estadual e os municípios. A notícia foi recebida com bastante entusiasmo pelos integrantes da Associação dos Amigos da Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo, o Clube do Trem, criada em agosto de 2017 com o objetivo de resgatar a memória deste meio de transporte que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Brasil e de Nova Friburgo, é claro.
“Isso é uma realidade. E o mais importante é que essa frente parlamentar tem quase 20 deputados, o que significa que é um assunto que desperta o interesse dos parlamentares. Isso é algo muito positivo. O Clube do Trem é uma instituição que quer apenas ajudar. Só desse tema estar em pauta e, sobretudo, a criação da Frente Parlamentar Rio nos Trilhos são fundamentais para o possível resgate da malha ferroviária no Estado. O panorama é bastante favorável me estamos bastante animados”, disse Ordilei Alves da Costa, presidente do Clube do Trem de Nova Friburgo.
No último dia 6 de novembro, foi realizada no plenário da Alerj a primeira Audiência Pública denominada “Rio de Janeiro de volta aos Trilhos – passado, presente e futuro”, juntamente com a Comissão Permanente de Turismo da Casa legislativa, para que possam promover o turismo ferroviário no Estado. O encontro teve como objetivo iniciar a elaboração de formas de revitalizar a malha ferroviária fluminense, com o objetivo de aprimorar o turismo, o comércio e a produção local.
“A Frente Parlamentar Rio nos Trilhos será uma defensora do resgate da nossa memória ferroviária. Além de representar mais uma opção de transporte aos cidadãos fluminenses, fomenta o turismo das cidades impactadas. Essa defesa é importante e será um marco para a ferrovia fluminense”, afirmou o deputado estadual Welberth Rezende (PPS), que preside a Frente Parlamentar.
Frente Parlamentar Rio Nos Trilhos
Além de apresentar propostas para viabilizar a reativação da malha ferroviária fluminense, a Frente Parlamentar Rio nos Trilhos também pretende contribuir para a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário do Estado e acolher denúncias contra a destruição do patrimônio ferroviário, buscando formas de preservar esses bens.
Deixe o seu comentário