Quem te viu e quem te vê, Nova Friburgo!

quarta-feira, 16 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Quem te viu e quem te vê, Nova Friburgo!
Quem te viu e quem te vê, Nova Friburgo!

Dalva Ventura

Quem diria! Faltam apenas seis anos para o bicentenário de Nova Friburgo. Nossa cidade, que antes não passava de um pequeno e singelo lugarejo cercado de montanhas, foi adquirindo ares (e também problemas) de cidade grande. Daquele tempo antigo pouco restou, o que, de certa forma, era inevitável. Mas, convenhamos, não precisava tanto.

Junto com o desenvolvimento vieram a demolição de casarões e prédios históricos, a mudança do curso dos rios, a construção de pontes, enfim, a transformação da própria fisionomia da cidade. Nova Friburgo sempre teve, porém, a capacidade de aglutinar em torno de si um povo batalhador e otimista por excelência, que sente um profundo e genuíno amor por sua cidade. Então, a gente vai superando obstáculo após obstáculo, dificuldades e mais dificuldades, sempre de sorriso aberto e pronto para recomeçar tudo de novo.

Para comemorar os 194 anos do município, buscamos no arquivo da Fundação D. João VI e no acerco de Osmar de Castro, algumas das primeiras imagens e fotografias da cidade que mostram um pouco da paisagem e da vida naquele simpático povoado no final do século XIX e início do século XX, quando Nova Friburgo não passava de uma vila com menos de 25 mil habitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade