Eloir Perdigão
A Queijaria e a Chocolataria Suíça (RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 18, Conquista) agendou para os dias 31 de julho e 1º de agosto próximos – sábado e domingo – a oitava versão do seu Festival do Chocolate. O evento será realizado das 9h às 18h, nos dois dias, e, além das delícias a serem servidas, haverá atrações para animar a festa, como música folclórica suíça, oficinas e cursos. O festival oferece consumo ilimitado de chocolate para quem compra a caneca, toda estilizada, e que pode ser levada para casa como lembrança ou para uso doméstico, pois, inclusive, pode ir ao forno de microondas.
Mas as delícias não param por aí! O festival também valoriza as pessoas da região e de todo o município, como o pessoal que faz torta de chocolate em Campo do Coelho, pé de moleque de chocolate de São Lourenço, pão de mel de chocolate de Mury e até empresas ligadas ao chocolate em Nova Friburgo, bem como o Circuito Turístico Tere-Fri, igualmente participam. “Para que não fique somente um festival da chocolataria, mas sim um festival de chocolate da cidade de Nova Friburgo”, frisa o administrador do complexo da Queijaria e Chocolataria Suíça, André Guedes.
De acordo com André, este ano o festival terá uma estrutura maior que das edições anteriores: uma grande tenda vai abrigar os estandes. Essa festa faz parte do calendário turístico das prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis e do Circuito Tere-Fri, do qual a queijaria e chocolataria são a sede.
Segundo André, uma das intenções do Festival do Chocolate é fazer com que os frequentadores visitem também os parceiros do complexo ligados à área de turismo, como o horto florestal, o museu de taxidermia, A Encanto & Arte Artesanato e as lojinhas de souvenir, que têm artesanato original, onde nada é revendido. Tudo é feito pelos artesãos associados.
A data do Festival do Chocolate em 31 de julho e 1º de agosto é proposital. No dia 1º de agosto é comemorado o Dia Nacional da Suíça e aniversário de 23 anos da queijaria, inaugurada em 1º de agosto de 1987. “Nós teremos então um evento folclórico, de aniversário, de gastronomia, de informação e, principalmente, um passeio próximo para os friburguenses”, convida André.
Um passeio irresistível
Quem não quiser esperar até os dias 31 de julho e 1º de agosto para o Festival do Chocolate pode visitar o complexo da Queijaria e Chocolataria Suíça agora mesmo. Pode até aproveitar para visitar também outras atrações do Circuito Turístico Tere-Fri. Sem contar que a queijaria tem restaurante completo.
“O festival propicia um passeio para que as pessoas possam conhecer um pouco mais a estrada Friburgo-Teresópolis e observar o trabalho que o Tere-Fri fez, com o plantio de 2.620 árvores, que, inclusive, agora já estão maiores, de Córrego Dantas ao Alto de Vieira, uma a cada 25 metros, nos trechos sem estabelecimentos comerciais. São cerejeiras, manacás da serra, ipês. É um passeio agradável, pois a estrada é muito boa”, diz André.
Ele lembra que o passeio ao complexo da Queijaria e Chocolataria Suíça é uma boa opção também para quem vem de Teresópolis. O circuito Tere-Fri tem acessibilidade para o turista que chega do Rio de Janeiro ou Niterói tanto por Nova Friburgo quanto por Teresópolis. Hoje há uma constatação até certo ponto surpreendente de que quase a metade – 46% – dos visitantes da queijaria vêm por Teresópolis.
“Isso já sinaliza que existe um fluxo que circula, podendo o turista subir por Mury e descer pelo outro lado ou vice-versa. A nossa ideia é que a pessoa que sobe por um lado desça pelo outro, para que ela conheça as duas serras, que são lindas, agora integradas à APA de Três Picos”.
Passeio virtual
A partir do próximo dia 20, estará no ar o novo site – www.frialpalimentos.com.br. Frialp é a marca comercial que une a Queijaria e a Chocolataria para que funcione como um portal das duas unidades, com informações sobre os queijos e chocolates, cursos, estágios e a programação do ano. Inclusive são mantidos estágios com nove universidades. Todos os meses há universitários – dois por mês – fazendo estágio no local.
No complexo da Queijaria e Chocolataria Suíça são encontrados 18 tipos de queijos e 22 formulações de chocolate. Deu água na boca? Então não espere o festival e desfrute dessas delícias agora mesmo.
Deixe o seu comentário