Queda na temperatura não dribla dengue e casos continuam a subir

Último levantamento aponta maio como período com maior incidência de infecções pelo vírus
quinta-feira, 12 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Veículos da campanha “Dez minutos salvam vidas” percorrem periodicamente os bairros do município com equipes que levam orientações à comunidade sobre como evitar focos do mosquito Aedes aegypti
Veículos da campanha “Dez minutos salvam vidas” percorrem periodicamente os bairros do município com equipes que levam orientações à comunidade sobre como evitar focos do mosquito Aedes aegypti

Mesmo com as recentes quedas nas temperaturas, uma consequência natural da chegada do outono, o número de casos de dengue, ao contrário do que se esperava, continua subindo em Nova Friburgo. De acordo com o último levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica da cidade, divulgado nesta quarta-feira, 11, o município já totaliza 3.446 pacientes diagnosticados com dengue e outras 69 grávidas com suspeita de zika vírus. Um aumento, no total, de 365 casos (358 de dengue e sete de zika) em relação aos últimos dados apresentados na semana passada.

O que chama atenção, no entanto, é que com essa atualização, o período entre os dias 3 a 11 de maio passa ser o com maior número de registros de dengue em Nova Friburgo. Até a semana passada, o período com maior incidência de infecção pelo vírus tinha sido entre 30 de março e 6 de abril, quando foram registrados 356 casos na cidade. Números que ultrapassam os contabilizados em todo ano de 2015, em que a cidade registrou apenas 180 casos da doença.Os casos suspeitos de zika vírus ainda aguardam resultados de exames laboratoriais. 

Tanto a dengue como o zika vírus e a febre chikungunya são transmitidos pelo mesmo pelo mosquito, o Aedes aegypti. Para tentar driblar a epidemia, o município integra a campanha “Dez minutos salvam vidas”, que busca incentivar a população a reservar dez minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. 

Além disso, desde março, funciona uma sala de hidratação anexa ao Hospital Municipal Raul Sertã para atender pacientes com dengue. No local, é realizado o preenchimento de uma ficha com os dados cadastrais, classificação de risco e os exames laboratoriais, que geralmente ficam prontos em cerca de 40 minutos. Em casos mais graves, o paciente recebe hidratação oral preventiva e pode ser encaminhado para atendimento médico. O atendimento no Centro de Hidratação é feito todos os dias, das 8h às 18h. Fora deste horário, os pacientes devem procurar o Centro de Tratamento de Urgência (CTU) do Hospital Raul Sertã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dengue | saúde
Publicidade