Queda de barreira e mato alto transtornam a vida dos moradores do distrito de Riograndina

terça-feira, 13 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Os moradores do 2º distrito, Riograndina, estão enfrentando problemas em sua locomoção. A RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo), no trecho entre Conselheiro Paulino e Riograndina, está tomada pelo mato, prejudicando os motoristas, podendo resultar até em acidentes. No Loteamento Maringá uma barreira caída há quatro anos, durante as chuvas de janeiro de 2007, ainda deixa a rodovia em meia-pista só permitindo a passagem a um veículo por vez. Em consequência disso, os ônibus urbanos que servem ao distrito não circulam mais pelo loteamento, prejudicando os moradores.

BARREIRA E MURO DE ARRIMO

O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Maringá, Luiz Carlos Carvalho, faz um apelo à Prefeitura para que providencie o desbloqueio da Rua João Fernandes Barradas, que liga o loteamento ao Centro de Riograndina, terminando entre a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a sede da administração local. Ele garante que desde as chuvas de janeiro de 2007 (que destruíram totalmente o Loteamento Progresso, vizinho do Maringá) a via encontra-se em meia-pista no trecho situado em frente ao número 1.000.

O pleito da associação de moradores é a desobstrução da via e a construção de um muro de arrimo no local, de 50 metros de extensão, a fim de evitar novas quedas de barreiras no local, o que pode, inclusive, ameaçar a via principal de acesso a Riograndina, num trecho da RJ-148. Em função dessa situação os ônibus também não circulam mais pela Rua João Fernandes Barradas há quatro anos, prejudicando os moradores, inclusive os que moram na antiga linha férrea, que agora têm que caminhar mais de um quilômetro para embarcar nos coletivos.

Segundo Luiz Carlos, a reivindicação já foi feita à Prefeitura. Inclusive, numa reunião realizada na Janela das Andorinhas, ele falou da situação pessoalmente ao prefeito Heródoto Bento de Mello e ao então secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa.

Outras reivindicações endereçadas à Prefeitura dão conta da construção de muro de contenção e canaletas no Loteamento Progresso (onde os moradores estão reconstruindo suas casas em meio ao caos), limpeza das ruas, manutenção dos calçamentos e mais condições de trabalho para a administração local.

RECUPERAÇÃO E LIMPEZA DA RJ-148

Luiz Carlos Carvalho faz outro apelo, desta vez ao Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-RJ), para que providencie os reparos no pavimento e corte o mato às margens da RJ-148, no trecho entre Conselheiro Paulino e Riograndina. “O mato está praticamente invadindo a pista. Próximo às casas populares o mato está tão alto que quase encobre um poste. A situação se complica quando passam dois veículos, o que obriga os motoristas a encostar no mato. O perigo aumenta, e muito, para os pedestres”, denuncia o presidente da Associação dos Moradores do Maringá.

Ainda segundo Luiz Carlos, os moradores de Riograndina solicitaram melhorias na via ao DER, que acenou com a possibilidade de asfaltamento (a via é calçada a paralelepípedos), mas nada foi feito até o momento. O líder comunitário chama a atenção para o fato daquele trecho de estrada ser muito movimentado, com o trânsito de mais de dois mil veículos por dia, inclusive caminhões e carretas, que se dirigem à BR-116 (Rio-Bahia), em Carmo, e Além Paraíba-MG.

BARREIRA, TALVEZ; MURO, NÃO

O atual secretário de Obras, José Nader, se comprometeu a enviar, esta semana, uma equipe à Rua João Fernandes Barradas para verificar o local da barreira. Havendo a possibilidade, a barreira poderá ser retirada, caso não descalce o barranco.

Porém, com relação ao muro de arrimo pretendido, Nader frisou que não há nada previsto em sua secretaria. Pelo menos por enquanto, pois a construção de um muro desses depende de estudo e verba específica para esse fim, prevista no orçamento.

APÓS OS FERIADOS

O diretor do DER em Nova Friburgo, Marcelo Brito, admitiu a necessidade de capina às margens da RJ-148 observando que as chuvas recentes fizeram o mato crescer muito rápido. No momento, segundo ele, duas equipes do DER estão atuando na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis) e RJ-142 (Mury-Lumiar-Casimiro de Abreu), a estrada Serramar. Ele crê que até os feriados de Tiradentes, dia 21, e São Jorge, 23, o trabalho esteja encerrado nessas duas rodovias e as equipes, então, possam ser deslocadas para a RJ-148, entre Conselheiro Paulino e Riograndina.

Quanto ao asfaltamento da via, Marcelo comentou que a obra não se limita ao 2º distrito friburguense, e seguirá até Vargem Grande, onde a estrada tem bom asfalto. A obra está atualmente em fase de licitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade