Por Alessandro Lo-Bianco
Após uma pesquisa profunda para a produção do livro “Você Dona do Seu Tempo”, um dos maiores especialistas do Brasil em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, que também é autor dos livros “A Tríade do Tempo”, “Estou em Reunião” e “Mais Tempo, Mais Dinheiro”, detectou que as gestões de tempo feminina e masculina têm muitas particularidades interessantes que refletem totalmente sobres os estilos de produtividade que cada um irá desenvolver. Segundo o especialista, como cada um tem um tipo de personalidade, a gestão do tempo não se aplica da mesma forma para todos, bem como não se resolve de um jeito padrão.
Christian mapeou de forma divertida quatro perfis, acompanhados de alguns insights para que você, após se identificar com um deles, possa começar a lidar melhor com seu estilo. São eles:
Mulher e Homem Maravilha: A busca incessante — e estressante — para ser um “resolvedor(a)” de problemas! As pessoas desse perfil vivem com coisas urgentes e prioritárias para resolver e, ainda assim, encaram essas urgências como uma forma de vencer desafios e como superação. Os inconvenientes nos super-heróis são o excesso de ação e pouco tempo focado no importante, além de um nível pequeno de planejamento e de uso de ferramentas de produtividade.
O que fazer? Quando algo imediato aparecer, deixe de lado a vontade de resolver. Aprenda com a urgência, foque na prevenção, não apenas na solução. Converse com a equipe e descubra por que a atividade se tornou urgente. Uma ótima alternativa para auxiliar a diminuir o ritmo “heróico” é iniciar alguma atividade calma como Yoga, alongamento, meditação etc;
Perfeccionista: Seguir seus planos e prioridades, essa é a principal característica deste perfil. Além de lidar muito bem com ferramentas de produtividade e as utilizar para fazer render o seu dia, os perfeccionistas têm um cotidiano extremamente orientado para resultados, isso porque eles possuem uma grande capacidade de manter o foco naquilo que é realmente importante. Mas a necessidade de fazer as coisas perfeitamente pode transformá-lo em alguém que vive somente como se tudo fosse trabalho.
Fique atento(a)! Se você é uma perfeccionista, a palavra chave para a organização das suas atividades é FLEXIBILIDADE. Não se cobre tanto nem se culpe pelo fato de o mundo não ser do jeito que você gostaria que fosse;
Espontâneo(a): Você segue o ritmo natural das coisas para criar e interagir com suas prioridades? As coisas não precisam estar certinhas para estarem boas? Estas são as leis das pessoas que usam a espontaneidade e a criatividade para planejar o dia. Falta de tempo não é problema para você, já que consegue o tempo que for quando realmente quer. Mas tanta naturalidade pode aumentar o nível de interrupções diárias e fazer com que perca o foco.
E agora? Aproveite a criatividade para desenvolver uma ferramenta que seja a sua cara. Existem pessoas que usam cadernos sem pautas para organizar seus dias por meio de desenhos ou gráficos de mapas mentais. Sejam espontâneos no planejamento do tempo!
Supermãe e Superpai: O mais colaborativo de todos os perfis. A preocupação em excesso com outras pessoas e aceitar cumprir tarefas de terceiros — resultados da sua dificuldade em dizer “não” — são os principais motivos da sua agenda lotada.
Solução: Quanto mais você se focar em você mesmo(a), no que realmente faz sua vida evoluir e, não apenas agir, terá mais foco no seu papel o “EU” e mais facilidade para dizer não às outras pessoas. Um pontapé inicial pode ser dado na definição de uma meta pessoal extremamente clara e relevante, e utilizar seu tempo livre para alcançar esse objetivo.
De acordo com o especialista, “ao descobrir qual é o ser perfil, aprenda com ele, pois todos têm pontos positivos e pontos negativos que precisam ser contornados”. Então, vamos lá! Descubra o seu perfil predominante e reforce um modelo mental no sentido de aprimorar suas deficiências!
Deixe o seu comentário