A época mais quente do ano está no seu auge. Temperaturas acima dos 30º são constantemente registradas no município. Quem fatura são os comerciantes, com a venda de água, sucos, sorvetes, picolés, entre outros alimentos que aliviam a intensa sensação de calor. E para não sofrer com o verão algumas medidas são necessárias, desde cuidados com a pele até questões relacionadas à alimentação. Mas será que os friburguenses costumam alterar seus hábitos nesses primeiros meses do ano?
“Procuro os alimentos mais leves. Essa época pede uma salada e uma carne mais magra, até mesmo porque você também tende a querer se hidratar mais um pouco, ingerindo mais água. Com fim do horário de verão acordo mais cedo, o dia rende mais, principalmente na parte da manhã.”
Marcos Perrud, 41, designer, Fazenda Bela Vista
“Eu bebo bastante líquido, mas de uma maneira geral não costumo alterar tanto meus hábitos. Acordo no mesmo horário, gosto de fazer caminhada e praticar natação. Mas apenas dou continuidade à boa vivência do dia a dia.”
Antônio Carlos Temponi, 71, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Centro
“O verão dá muito mais ânimo. Faço caminhadas, consumo mais líquidos, acordo mais cedo, normalmente às 6h, tomo muito suco natural e faço dieta. Também evito alimentos gordurosos, até mesmo por um problema de colesterol, mas isso já acontece no dia a dia.”
Vivian Nogueira, 44, servidora pública, Chácara do Paraíso
“Essa época do ano não altera meus hábitos em nada. Meu organismo continua o mesmo, até o horário de sono permanece igual. Para mim é como se não houvesse estação, não há diferença nenhuma.”
Cassiano Ben Hur Verly, 42, escriturário, Cônego
“Mantenho a mesma rotina de sempre. Tenho mais dificuldades para dormir, pois à noite tem feito muito calor. Fora isso, continuo com a mesma alimentação. Almoço todo dia às 11h e bebo água o dia inteiro. São três ou quatro garrafinhas todo dia. A diferença que sinto também é do ânimo, que é muito maior. A vantagem do calor é essa, você tem mais gás para sair e fazer alguma atividade física.”
Rodrigo de Souza, 32, autônomo, Centro
“Com esse calor a gente come mais saladinha, uma coisa mais leve. Moro na roça e lá a gente procura isso. É bom também que dá para pegar uma cachoeira de vez em quando. Infelizmente estou proibido pelos médicos de comer muita comida pesada, que eu gosto. Continuo dormindo cedo, depois da novela. Os hábitos não costumam alterar tanto não. Adoro essa época do ano. É uma pena que o horário de verão terminou.”
Paulo Cardinot, 62, garçom, Salinas
“Faço uma dieta normal. Como muitas frutas pela manhã, no mínimo três. Mas isso é um hábito de mais de dez anos, é algo que considero saudável. No verão caminho mais que no inverno, além de acordar mais cedo. Sou uma pessoa muito dinâmica e durmo bem, não tenho problemas de insônia. Acho que a alimentação contribui muito para isso.”
Sílvia Furtado, 53, servidora pública, Centro
“No verão a gente tem que procurar uma alimentação mais leve, menos gordurosa, à base de sucos, frutas e iogurtes. Isso alimenta, é saudável e é compatível com as altas temperaturas dessa época. Fazer caminhadas só é possível para quem acorda muito cedo. Fazer uma atividade física depois das 10h fica difícil.”
Max Wolosker, 62 , médico e jornalista, Cônego
Deixe o seu comentário