Quatro casos de zika em gestantes confirmados em Nova Friburgo

Números podem ser maiores: 60 suspeitas ainda passam por análise. Casos de dengue chegam a 4.708
quinta-feira, 02 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Quatro casos de zika em gestantes confirmados em Nova Friburgo

Depois de meses em análise laboratorial, quatro suspeitas de gestantes com o vírus zika foram confirmadas. A informação foi divulgada na manhã de quinta-feira, 2, pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a coordenação de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Nova Friburgo.

Segundo o Boletim Epidemiológico, outros dez exames deram negativo para a doença e 60 ainda estão sendo analisados em um laboratório de referência do estado. Os números equivalem ao período de 3 de janeiro até a última quarta-feira, 1º. A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde do município, mas o setor responsável não informou se as gestantes infectadas contraíram o vírus em Nova Friburgo ou em outro município. A subsecretaria também não detalhou idade ou mês de gestação das infectadas com o vírus zika.

Dengue

Sobre o balanço dos casos de dengue, também entre 3 de janeiro a o último dia 1º, foram confirmados um total de 4.708 pacientes com a doença. Comparado ao último boletim divulgado em 11 de maio, quando 3.446 casos haviam sido confirmados, houve um expressivo aumento.

De acordo com os dados recentes, 1.262 pessoas contraíram a doença em apenas 22 dias. Nos seis primeiros cinco meses de 2015, o município registrou 180 pacientes com dengue. Não há casos de febre  chikungunya registrados em Nova Friburgo.

Desde o início deste ano, começou a funcionar anexo ao estacionamento do Hospital Municipal Raul Sertã um Centro de Hidratação para atender pacientes com suspeita de dengue, zika ou chikungunya. No local, é realizado o preenchimento de uma ficha com os dados cadastrais e, depois, a classificação de risco e os exames laboratoriais, que ficam prontos em cerca de 40 minutos.

Em casos mais graves, a pessoa recebe hidratação oral preventiva e é encaminhada para atendimento médico. O Centro de Hidratação funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h. A partir deste horário, os pacientes devem procurar o Centro de Tratamento de Urgência (CTU) do Hospital Municipal Raul Sertã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Zika | saúde | Aedes Aegypti
Publicidade