Quase 60% do público-alvo já foram imunizados contra gripe

Quando 100% do grupo prioritário estiverem vacinados, doses serão disponibilizadas a toda a população. Campanha vai até sexta
sexta-feira, 25 de maio de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Quase 60% do público-alvo já foram imunizados contra gripe

Um vírus que castigou os Estados Unidos no início do ano, causando 47 mil casos confirmados de gripe - mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado – chegou a ao Brasil e já é responsável pela maior parte das doenças por aqui. Segundo informe epidemiológico do Ministério da Saúde, já são 13 os estados que registraram 57 casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) causados pelo Influenza A H3N2, resultando em dez mortes esse ano. O estado do Rio já contabiliza um óbito, segundo a Secretaria estadual de Saúde.

A prevenção contra o vírus está na vacina que começou a ser aplicada há algumas semanas nos postos de saúde de todo o país. A previsão é que a campanha nacional de vacinação termine na próxima sexta-feira, 1º de junho. Portanto que ainda não se vacinou deve logo procurar uma unidade de saúde.

Em Nova Friburgo, de acordo com a prefeitura, até a última semana, 24.260 pessoas já foram vacinadas contra a gripe, o que representa 58,08% do público alvo (crianças até cinco anos, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e doentes crônicos, com autorização médica para se vacinar). Existe muita procura de pessoas fora do grupo considerado prioritário, querendo se vacinar e segundo a prefeitura, a  vacina só será liberada para o público em geral quando 100% do grupo prioritário for imunizado.

Para a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Lessa, a baixa procura pela vacina é uma realidade nacional e não uma exclusividade de Nova Friburgo. "Infelizmente circulam na internet muitas notícias falsas sobre a eficácia da vacina contra a gripe ou sobre vírus resistentes e isso acaba prejudicando a campanha. É importante destacar que as pessoas não devem acreditar em boatos e que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão preparados e à disposição da população para o esclarecimento de dúvidas. Faço um apelo à gestantes e também aos responsáveis pelas crianças para que procurem uma unidade de saúde mais próxima. Esse é o grupo com menor procura em Nova Friburgo e é de fundamental importância que se vacinem, principalmente com a chegada do frio", disse.

Veja onde se vacinar contra a gripe:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: postos Sílvio Henrique Braune (Suspiro), Tunney Kassuga (Olaria) e Waldir Costa (Conselheiro Paulino).

Terças e quintas, das 8h às 17h: José Copertino Nogueira (São Geraldo)

Terças e sextas, das 8h às 17h: Ariosto Bento de Mello (Cordoeira)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: gripe | vacina | saúde
Publicidade