Quartas na História revela surpresas ao público

segunda-feira, 09 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O projeto cultural Quartas na História, como parte do movimento Nova Friburgo 200 Anos, cuja palestra foi realizada no último dia 4 de novembro, garantiu uma noite repleta de surpresas para o público que compareceu ao auditório Angel Diegues, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O historiador e diretor do Pró-Memória de Nova Friburgo (Centro de Documentação Dom João VI), Nelson Bohrer, apresentou a palestra O Mundo Ficou Digital, que explica todo o processo de digitalização do acervo histórico-cultural do município.

Com a emblemática frase “A memória de Nova Friburgo não pode se perder”, Bohrer detalhou todas as etapas de recuperação dos documentos mantidos pelo Pró-Memória e posicionou o site www.djoaovi.com.br, onde todo o acervo se encontra, como um dos únicos no mundo a disponibilizar o próprio documento histórico para consulta e não a sua reprodução ou cópia digitada.

“Os pesquisadores que se interessam pela história de Nova Friburgo terão sempre a fonte fiel dos fatos, pois no site disponibilizamos diretamente o documento real que remete à época desejada. Todos os jornais e publicações, além de atas e decretos, estão em sua forma original”, ressaltou Nelson.

O historiador informou ainda que, além dos jornais friburguenses, como A Voz da Serra, A Paz, O Sentinela, também estão digitalizados no acervo mantido pelo Pró-Memória, o Jornal do Commercio e O Fluminense.

Uma novidade será lançada em breve no site do Pró-Memória. A exemplo da ferramenta do google archive (arquivo de jornais do Google), o internauta poderá interagir, responsavelmente, com o texto dos jornais, auxiliando em sua tradução ou atualização para o português moderno, facilitando a leitura e corrigindo imperfeições na leitura que o próprio computador faz dos documentos.

 

Vídeos inéditos encantaram o público

O ponto alto da noite foram as apresentações, em primeira mão, de dois vídeos recém adquiridos pelo Pró-Memória. Em um deles, capturado no Youtube, o trem da Leopoldina passeia lentamente pelo centro de Nova Friburgo e chega à Avenida Alberto Braune, o que provocou no prefeito Heródoto, presente na plateia, um sentimento de saudosismo e, ao mesmo tempo, de futurismo.

“Parte deste trajeto será percorrido pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em breve. Olha, que saudade que tenho desse tempo, disse o prefeito”, referindo-se à futura construção do trem VLT, que percorrerá Nova Friburgo, de Conselheiro Paulino a Olaria.

No segundo vídeo, doado por uma família local, imagens de Nova Friburgo aparecem como num sonho. A praça Getúlio Vargas, totalmente diferente, bucólica. O clube de Xadrez em construção. A praça do Suspiro ainda com a ponte de madeira. Todos se encantaram com a Nova Friburgo de outrora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade