“Quartas na História”: projeto é retomado com sucesso na CDL

segunda-feira, 22 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recebeu um bom público na noite de quarta-feira, 17, para a retomada do projeto “Quartas na História”, criado para realçar a rica história de Nova Friburgo, que ruma para seu bicentenário daqui a sete anos. Porém, a história geral também tem vez no projeto e o professor e historiador Milton Teixeira ministrou palestra sobre a família real pela segunda vez.

A nova temporada do “Quartas na História” contará com novas palestras, uma vez por mês, até novembro próximo, com proposta de continuar em 2012. Inclusive uma surpresa: o cartunista Ziraldo deverá fazer a palestra do mês de outubro, em data a ser confirmada, de acordo com sua agenda. Em 2010 Ziraldo comemorou 31 anos do seu personagem “Menino Maluquinho”, que já virou seriado de TV e filme.

Uma das intenções do programa, segundo um dos criadores e divulgador, o jornalista Girlan Guilland, é justamente massificar a questão da história, tanto de Nova Friburgo quanto do Brasil de modo geral, sempre com um tema específico a ser debatido. Nomes como do professor Ricardo Costa (Rico), previsto para setembro, e da pesquisadora Janaína Botelho, para novembro, também estão previstos, abordando o movimento operário e o centenário da industrialização em Nova Friburgo, respectivamente.

O presidente da CDL e do Sindicato do Comércio (Sincomércio), Braulio Rezende Filho, faz questão de frisar que se trata de um movimento suprapartidário, que faz parte do programa Nova Friburgo 200 anos, com objetivo de preparar a sociedade para os próximos sete anos. “Nós temos que pensar e ver o que queremos para a cidade, o seu futuro. Este projeto visa exatamente isso e, muito mais atual está hoje, num momento em que a cidade precisa de idéias e projetos para retomar o caminho do desenvolvimento”, salienta Braulio.

E a proposta do projeto se encaixa nos propósitos da CDL e Sincomércio, dentro da sua função social, de participar, com a comunidade, de tão importante comemoração. “E a palestra de hoje mostra como tudo isso começou, a colonização de Nova Friburgo, com a vinda da família real para o Brasil. Esta palestra marca justamente a retomada do projeto Nova Friburgo 200 anos”. Segundo Bráulio, a agenda do projeto para o próximo ano já está sendo providenciada, com um palestrante a cada mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade