O professor adjunto e coordenador do curso de História da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, Ricardo da Gama Rosa Costa, será o palestrante de hoje (21/9) à noite, em mais uma edição da temporada 2011 do ciclo de palestras “Quartas na História”. “1911: o nascimento da indústria e do movimento operário de Nova Friburgo” será o tema para esta programação cultural, promoção conjunta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/NF), Sindicato do Comércio Varejista e movimento Nova Friburgo 200 Anos.
Com entrada franca, iniciando-se às 19 horas, a palestra será realizada no auditório Angel Dieguez, sede da CDL, que fica localizado à Rua Fernando Bizzotto 39, Centro.
A palestra do professor Ricardo Costa será a segunda após a retomada do ciclo, no último dia 17 de agosto, quando o professor e historiador carioca Milton Teixeira falou sobre a vinda da família real portuguesa para o Brasil.
No ano em que se completa o primeiro centenário da industrialização friburguense, a partir da implantação do sistema de energia elétrica, em junho de 1911, permitindo a abertura da primeira indústria local, a Fábrica de Rendas Arp, que teve suas atividades encerradas em 31 de agosto último, a palestra é também uma homenagem a empresários e trabalhadores que ao longo desses anos consolidaram o desenvolvimento do município.
Nestes cem anos, Nova Friburgo alçou à condição de polo regional do Centro Norte fluminense e além das conquistas econômico-financeiras, a palestra destacará a luta de várias gerações de líderes operários na consolidação do movimento sindical na região.
O ciclo Quartas na História tem programadas ainda para os dois próximos meses palestras, respectivamente, com o cartunista Ziraldo (31 anos do “Menino Maluquinho”), em data a ser confirmada, e da historiadora Janaína Botelho, professora de História do Direito da Universidade Candido Mendes - Campus Nova Friburgo, no dia 9/11; seu tema será o “Cotidiano de Nova Friburgo no final do século XIX”, tema também de livro de sua autoria.
Deixe o seu comentário