(SECOM) - O chefe de divisão do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica - Departamento Pro-Memória, órgão da Prefeitura de Nova Friburgo que cuida do acervo de documentos e fotos históricas do município, Nelson Bohrer, o Guguti, estará proferindo palestra na noite desta quarta-feira, 4, às 19h, no auditório Angel Dieguez, da Câmara de Dirigentes Lojistas (rua Fernando Bizzotto, 39 - centro) dentro do programa Quartas na História, que o movimento Nova Friburgo 200 Anos e a CDL desenvolvem em conjunto.
O objetivo é apresentar o novo portal do Centro de Documentação D. João VI (www.djoaovi.com.br), oficialmente no ar desde maio último, mas que agora entra em nova fase com a digitalização dos acervos dos jornais antigos disponíveis. O passado presente no futuro digital é o atual lema que vem norteando o trabalho do Pro-Memória em sua nova fase, a partir da disponibilização do site com parte de seu acervo. O objetivo, além de facilitar buscas e consultas aos usuários através do site, evita o manuseio e possíveis danificações dos documentos do acervo que conta com 750 mil itens, entre fotografias, jornais, documentos da época em que Nova Friburgo ainda era colônia, cartas de naturalização de estrangeiros e registros referentes às colonizações suíça (1819) e alemã (1824).
O Pró-Memória fica localizado no prédio da Usina Cultural, na praça Getúlio Vargas, 55 (Centro), sendo que a ideia de sua criação, em meados da década de 1970, partiu da funcionária pública municipal Thereza Albuquerque de Mello. Ela foi quem iniciou o recolhimento, guarda, separação e catalogação de fotografias antigas e documentos sobre a história de Nova Friburgo.
“A conservação deste acervo é fundamental. Hoje, este espaço é o último reduto de memória de Nova Friburgo. Todas as famílias que têm raízes friburguenses se identificam, de certa maneira, com algum documento aqui existente. A importância deste centro de documentação é tanta, que um dos nossos objetivos também é de transformá-lo em um centro de referência de pesquisas para os municípios adjacentes”, destaca Guguti, que fará a palestra de amanhã, com entrada franca.
NF 200 Anos: intercâmbio com a imprensa Suíça
Oficialmente instalado em maio de 2008, o movimento Nova Friburgo 200 Anos é uma mobilização da sociedade, com vistas à preparação do bicentenário do município, em maio de 2018. O jornalista Girlan Guilland, secretário de Comunicação Social e secretário executivo do NF 200 Anos, estabeleceu contatos com integrantes da imprensa suíça, que faziam parte da delegação do VI Encontro Suíço Brasileiro, com os quais estabeleceu entendimentos para a divulgação mútua, pelos próximos anos, de ações para repercutir os dois séculos do município.
No último dia 20, no evento do VI Encontro Suíço, realizado na Queijaria Suíça, os jornalistas Girlan e Pierre Sieberer, do jornal La Liberté, estabeleceram acordo de parceria para realização de matérias simultâneas.
Deixe o seu comentário