Quaresmeiras e ipês embelezam vários pontos do município

segunda-feira, 26 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Quaresmeiras e ipês embelezam vários pontos do município
Quaresmeiras e ipês embelezam vários pontos do município

Texto: Flávia Namen - Fotos: Leonardo Vellozo e Regina Lo Bianco

Nesta época do ano, uma árvore em especial chama atenção pelo colorido e exuberância. Trata-se da quaresmeira, que vem embelezando as ruas da cidade com suas flores roxas e folhas no tom verde escuro. A árvore recebeu esse nome por florescer na Quaresma, período que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, embora também possa florescer em outras épocas do ano em cores que vão do branco e rosa ao violeta. Vistosa pela abundância de suas flores, a quaresmeira é um dos símbolos que caracteriza o fim do verão e a chegada do outono.

Cientificamente denominada Tibouchina granulosa, a árvore vem sendo cada vez mais utilizada na arborização urbana, principalmente nas cidades da Região Sudeste. Seu porte baixo, entre 7 e 12 metros, permite que seja plantada em calçadas estreitas e sob a rede elétrica. Outra vantagem da quaresmeira é o bonito efeito que confere à paisagem devido a sua florada intensa e deslumbrante que não passa despercebida aos olhos dos passantes.

Outra espécie que vem colorindo o outono friburguense é o ipê roxo, árvore de porte médio que está embelezando vários endereços da cidade como a Avenida Galdino do Valle Filho. Sua floração pode ser apreciada nos jardins às margens do Bengalas e de residências particulares localizadas na tradicional avenida, numa prova de que o outono friburguense também reserva belos espetáculos da natureza. Confira nas fotos todo o encanto da florada exuberante das duas espécies que estão enchendo de vida vários pontos da cidade e são uma das marcas da estação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Quaresmeira | Páscoa | verão | outono
Publicidade