Quaresmeiras colorem a cidade no fim do verão

O canteiro às margens do Rio Bengalas é um dos trechos que estão ganhando um charme a mais com as quaresmeiras em flor
quarta-feira, 12 de março de 2014
por Flávia Namen
Quaresmeiras colorem a cidade no fim do verão
Quaresmeiras colorem a cidade no fim do verão

O fim do verão friburguense costuma ser caracterizado pelo colorido especial das quaresmeiras que estão embelezando vários pontos da cidade com suas flores roxas e folhas verde-escuras. Um dos trechos que ganharam um charme a mais é a Avenida Galdino do Valle Filho, repleta da espécie em flor nos canteiros às margens do Rio Bengalas. Em áreas particulares da avenida, como na tradicional residência de Galdino do Valle Filho, a exuberância da árvore também está presente.

Cientificamente denominada Tibouchina granulosa, a espécie é popularmente conhecida como quaresmeira por desabrochar no período da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. É um dos símbolos que anuncia o término do verão e marca a chegada do outono. Apesar disso, a árvore também pode florescer em outras épocas do ano, em cores que vão do branco e rosa ao violeta. 

Vale destacar que a quaresmeira vem sendo cada vez mais utilizada na arborização urbana, principalmente nas cidades da Região Sudeste. Seu porte baixo, entre 7 e 12 metros, permite que seja plantada em calçadas estreitas e sob a rede elétrica. Outra vantagem da espécie é o bonito efeito que confere pela sua florada intensa e deslumbrante, que não passa despercebida aos olhos dos passantes. As fotos que ilustram esta matéria comprovam toda a beleza das quaresmeiras e que a natureza continua ocupando lugar de destaque nas áreas urbanas do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Quaresmeira | Páscoa | outono | verão
Publicidade