O outono começa oficialmente no próximo dia 20, mas uma das marcas da estação já pode ser apreciada em alguns pontos da cidade. Trata-se da quaresmeira, que vem embelezando locais movimentados como a Avenida Galdino do Valle Filho e o Bairro Ypu, com suas flores roxas e folhas no tom verde escuro. A árvore recebeu esse nome por florescer na quaresma, período que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, embora também possa florescer em outras épocas do ano em cores que variam do branco ao rosa e violeta.
Vistosa pela exuberância de suas flores, a quaresmeira é um dos símbolos que caracteriza o término do verão e a chegada do outono. A árvore, cujo nome científico é Tibouchina granulosa, tem sido muito utilizada na arborização urbana, principalmente nas cidades da Região Sudeste. Isso porque seu porte baixo, entre 7 e 12 metros, permite que seja plantada em calçadas estreitas e sob a rede elétrica. Outra vantagem da quaresmeira é o bonito efeito que confere à paisagem devido a sua florada intensa e deslumbrante, que não passa despercebida aos olhos dos passantes.
Vale destacar que em áreas particulares do município, como na tradicional residência de Galdino do Valle, também é possível apreciar toda beleza da quaresmeira. Segundo especialistas, a árvore se adapta bem ao clima tropical e, mesmo sem muitos cuidados do ser humano, consegue se desenvolver porque sobrevive de irrigação natural. Na hora de plantar, entretanto, é preciso ter um cuidado maior, não cimentando até o colo da planta para não faltar irrigação. Depois, é só aguardar e apreciar o desabrochar das flores roxas, um símbolo desta época do ano. Para os católicos mais antigos, a cor está associada à Paixão de Cristo e representa o período de preparação para a Páscoa.
Deixe o seu comentário