Quarenta dias que valem uma vida!

Criaad de Nova Friburgo completa 25 anos hoje
terça-feira, 24 de setembro de 2013
por Eloir Perdigão
Quarenta dias que valem uma vida!
Quarenta dias que valem uma vida!

O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) promove solenidade comemorativa de seus 25 anos hoje, 25, às 14h, em sua sede (Rua Ventura Spargolli, s/n, ao lado da Apae, Prado). A instituição — que anteriormente tinha a sigla Criam, em 2009 mudada para Criaad — tem como diretora Norma Perrone Laje e presta um bom serviço à comunidade, principalmente quanto à recuperação de jovens envolvidos com drogas. São 17 unidades do Criaad no estado que atendem a todos os municípios através de suas áreas de abrangência. O de Nova Friburgo atende a 12 municípios da Região Serrana, mas frequentemente recebe também jovens de cidades de outras abrangências, dependendo do caso. 

Após a tragédia climática de 2011, que afetou em cheio a unidade, uma reforma deu novos ares à instituição na cidade, que pode, assim, oferecer melhores condições aos adolescentes infratores, que cumprem medidas de semiliberdade. Não há internação, permanente ou provisória. É um órgão do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado a Secretaria de Estado de Educação. 

No Criaad de Nova Friburgo os adolescentes — rapazes e moças (a unidade é uma das três mistas) — permanecem durante os dias úteis e vão para casa no fim de semana. Enquanto estão na instituição frequentam cursos (corte e costura do Cevest, Senai, Senac, violão e outros), têm aulas do ensino regular e estudo dirigido (sem prejuízo da escola regular) e frequentam o Instituto Girasol (para atendimento de dependência química — a maioria).

A equipe do Criaad estava defasada, porém um concurso realizado no ano passado tratou de extinguir essa carência. Hoje a instituição tem equipe completa, constando de profissionais como agentes socioeducativos — masculino e feminino —, que se revezam em plantões; professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, assistentes administrativos, pessoal de apoio terceirizado (cozinha e limpeza), num total de 39 funcionários. No momento o Criaad de Nova Friburgo trabalha com oito adolescentes (sendo uma moça). A média costuma ser de dez a doze e pode atender até quatro moças simultaneamente. 

O tempo médio de permanência dos adolescentes no Criaad é de 37 a 40 dias. Há um prazo de até 45 dias para preparação do Plano Individual de Atendimento (PIA), conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), específico para atendimento do adolescente infrator. O PIA é feito pela equipe do Criaad com a participação da família (considerada fundamental). As reuniões com os parentes são realizadas mensalmente. As famílias ajudam, inclusive, no tratamento aos fins de semana, quando acolhem novamente os adolescentes em casa. Na segunda-feira todos voltam ao Criaad. Podem retornar também aos sábados e domingos em caso de algum problema ou risco, pois há plantões. 

Mas são verificados também casos de evasões. A maioria dos atendidos são envolvidos com tráfico de drogas, de famílias desestruturadas, fora da escola e o meio em que vivem não ajuda. "A gente tenta, o tempo todo, desconstruir isso com eles”, frisa Norma. "É mostrado para os adolescentes que existe outra realidade que não apenas a do tráfico de drogas”, acrescenta.

Ao final do prazo os adolescentes são encaminhados ao juiz, que às vezes faz audiência de avaliação ou os libera novamente para a família. Caso os adolescentes completem 18 anos durante a permanência no Criaad o tratamento não é interrompido. Podem ali permanecer até a idade de 21 anos. 

UM BOM SERVIÇO PRESTADO À COMUNIDADE – Depois da reforma o atendimento do Criaad em Nova Friburgo melhorou sob todos os aspectos. É o que garante Norma. Tanto para os adolescentes quanto para a equipe técnica, com mais espaço e conforto. As dependências da instituição incluem sala multiuso — biblioteca e miniauditório —, sala de lazer com TV, quadra poliesportiva coberta (também utilizada pela Apae), cozinha, refeitório, alojamentos, horta, entre outros detalhes.

Norma Lage trabalhou na unidade de Santa Cruz (RJ) no período de 1988 a 1994, quando foi convidada para se transferir para Nova Friburgo, onde está até hoje. É a mais antiga diretora de toda a rede. E será a responsável pela condução da solenidade de hoje, que marca os 25 anos do Criaad em Nova Friburgo, a partir das 14h. 

A diretora garante que o Criaad presta um bom serviço à comunidade friburguense. E agora funciona muito melhor, pois além da reforma, o Degase dispõe de recursos próprios, capacitações para a equipe, pagamento em dia, boa alimentação, refletindo em melhor atendimento para os adolescentes e sua recuperação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Criaad
Publicidade