Quando a música faz a garotada sorrir

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Som na caixa, garotada!

Projeto social impulsionado por Rocyr Abbud tira crianças das ruas através da música

Por Bruno Pedretti

Toda criança tem direito ao estudo e à diversão; trabalho não combina com a infância. Neste sentido foi criado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do governo federal, que tem como objetivo retirar crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, aquele que coloca em risco a saúde e segurança. A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Assistência Social, firmou parceria com o programa e há cinco anos desenvolve um trabalho com crianças da cidade, ensinando percussão e criando novas perspectivas para que os futuros cidadãos tenham condições de aprender um instrumento e, mais do que isso, sair das ruas e se aproximar da música, ao invés de trilhar caminhos errantes.

Uma das pessoas à frente do Peti em Nova Friburgo, desde que foi iniciado, é o músico e produtor cultural Rocyr Abbud. “Através da percussão, venho tentando criar oportunidades para viabilizar essa inclusão social e a formação de um cidadão melhor”, afirma. Com todo esse trabalho, o projeto alcançou seu objetivo primordial e, além disso, Rocyr conta que ainda conseguiu criar um grupo musical. “Há três anos consegui não só fazer com que a garotada do Peti aprendesse a tocar os instrumentos, como também criamos um grupo musical chamado Moleque Sorriso”, conta.

No último dia 26 de agosto, Rocyr Abbud conseguiu junto ao diretor da Stam Metalúrgica, Rogério Faria, novos instrumentos para que os alunos do Peti pudessem praticar em casa. “O Rogério nos doou todos os instrumentos de que necessitávamos, tudo é novinho e de ótima qualidade”, comenta Rocyr, agradecendo imensamente a Rogério. “Esse cara é fantástico, tem uma grande alma e muita visão. Ele doou os instrumentos para os alunos, e não para o projeto, a responsabilidade de cuidar de cada instrumento é das próprias crianças, assim como dar continuidade ao grupo Moleque Sorriso”, destaca.

Por ocasião do aniversário do empresário Rogério Faria, no dia 1º de setembro, integrantes do Moleque Sorriso fizeram questão de lhe prestar uma homenagem, através de um cartaz e uma pequena lembrança que eles próprios produziram, reconhecendo a importância das doações de Rogério ao grupo.

Rocyr Abbud:

“O Rogério nos doou todos os instrumentos de que necessitávamos, tudo é novinho e de ótima qualidade”

Objetivos do Peti

Retirar crianças e adolescentes do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante;

Possibilitar o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes na escola;

Fomentar e incentivar a ampliação do universo de conhecimentos da criança e do adolescente, por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer no período complementar à escola, ou seja, na jornada ampliada;

Proporcionar apoio e orientação às famílias por meio da oferta de ações socioeducativas;

Implementar programas e projetos de geração de trabalho e renda para as famílias.

Quem pode participar do programa

As famílias que tiverem filhos com idade entre 7 e 14 anos, que trabalham em atividades perigosas, penosas, insalubres e degradantes. Devem ser priorizadas as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, aquelas que vivem em situação de extrema pobreza.

Rocyr Abbud: um músico eclético

Formado em teoria musical pelo Conservatório Brasileiro de Música e em percussão pela Escola Villa-Lobos, Rocyr Abbud estudou durante dois anos no Berklee College of Music de Boston. O músico atuou com diferentes grupos e artistas, como Via Brazilis, Samambaia e Consuelo Candelária, entre outros. Apaixonado pelo ritmo brasileiro, em 1986 não aguentou mais ficar nos Estados Unidos e retornou ao país de origem.

Rocyr está à frente do grupo de percussão Furandotímpano e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Trabalha em shows e workshops e atualmente é produtor de eventos do Circuito Cultural Sesi/Firjan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade