(SECOM) A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo a partir da sexta-feira, 13 de janeiro, fez-se cumprir efetivamente o Plano de Ação do Município, conhecido como Plano de Contingência, depois de publicado o Decreto Nº 06, de 10 de janeiro de 2012. Com isso, o governo municipal espera corrigir as falhas quanto à execução do plano existente e passa a impor a tomada de medidas administrativas necessárias ao melhoramento de sua execução, visando salvaguardar a integridade física e vidas humanas em relação às pessoas que residem nas áreas consideradas de risco.
Esse plano será instaurado sempre que o município estiver no Estado de Alerta. Nenhum secretário ou funcionário estará de férias durante o período de chuvas e as secretarias devem adotar imediatamente diversas ações. O objetivo é estabelecer de forma muito clara e precisa os procedimentos a serem observados pelas secretarias e órgãos envolvidos.
As principais secretarias envolvidas no plano de contingência em um primeiro momento são: Defesa Civil, Ordem Urbana, Serviços Públicos, Obras, Saúde, Educação, Assistência Social, Autran, Olaria, Conselheiro Paulino, Geral e Comunicação Social. As demais secretarias participarão de acordo com as necessidades. De acordo com o plano de contingência, caberá a cada secretaria encaminhar imediatamente aos pontos de controle da Prefeitura, localizados no Centro (Defesa Civil), Olaria e em Conselheiro Paulino, máquinas e equipamentos, veículos e motoristas, além de funcionários.
À Defesa Civil cabe coordenar todas as ações emergenciais que se façam necessárias; à secretaria de Educação, abrir as escolas e creches municipais, disponibilizar cozinha, merenda escolar e um ônibus para cada ponto de controle; à de Saúde, abrir os postos de saúde, encaminhar ambulâncias para os pontos de controle, devidamente equipadas e com funcionários, e formar equipes para atuar junto com a de Assistência Social; à Autran, em conjunto com a Secretaria de Ordem Urbana, manter e regular o fluxo de veículos, interditar as vias que se façam necessárias, e definir locais de estacionamento de veículos para as ações emergenciais.
Quanto à Secretaria de Comunicação da Prefeitura, está encarregada de passar todas as informações oficiais aos órgãos de imprensa local e nacional, e secretários municipais, via telefone e/ou internet. Para tanto, a equipe cumpre um cronograma de plantão, independente das condições climáticas. Assim que a subsecretária Janayna Saade é contactada pelo secretário de Defesa Civil, Cel. João Paulo Mori, as informações são repassadas aos funcionários de plantão, que atualizam o site da Prefeitura (www.novafriburgo.rj.gov.br) e o perfil no Facebook, praticamente em tempo real. Como uma grande rede, as informações são compartilhadas, o que contribui efetivamente para a dinâmica que envolve a comunicação.
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