Próxima edição do Festival de Truta de Nova Friburgo terá novidades

Pré-lançamento do evento foi no início da semana e contou com a presença de diversas autoridades e empresários da região
quinta-feira, 16 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O pré-lançamento do festival foi realizado no Hotel Fabris (Foto: Leonardo Vellozo)
O pré-lançamento do festival foi realizado no Hotel Fabris (Foto: Leonardo Vellozo)

A última segunda-feira, 13, foi dia de pré-lançamento do 19º Festival de Truta de Nova Friburgo. O encontro foi realizado no Hotel Fabris, no Centro, e reuniu diversas autoridades, produtores e empresários do ramo turístico e gastronômico da cidade. Cheio de novidades que prometem encantar o público e gerar retornos positivos para os empreendedores, o festival gastronômico que também difunde a cultura do peixe nobre em Nova Friburgo, será realizado em novembro reunindo diversos restaurantes. 

“Esse ano, a tendência é que os participantes priorizem a truta produzida em Nova Friburgo, visando a ampliação e o envolvimento de toda cadeia produtiva através da harmonização dos cardápios, onde a truta poderá ser apreciada em receitas compostas também por mandioca, couve-flor, batata-baroa, entre outros produtos que também compõem nossa vocação regional, acompanhadas com nossas cervejas artesanais. Um dos objetivos do evento deste ano é que os produtores de truta tenham uma interação cada vez maior com os participantes do festival”, ressaltou a coordenadora do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ — um dos grandes parceiros do projeto, Fernanda Gripp.

Durante o pré-lançamento também foram apresentadas propostas para empresários de restaurantes, bares e hotéis que tenham interesse em fazer parte do evento. A presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Ana Paula Fabris, destacou a qualidade e a importância da truta para a região:  “A truta é um peixe de qualidade, saudável e cuja produção está baseada em conceitos de sustentabilidade. Além disso, é um produto caracteristicamente regional que promove o desenvolvimento econômico e estimula o turismo na cidade”, defendeu Fabris.

“Nesse momento de crise pelo qual passa o nosso país, eventos como esses, em Nova Friburgo, são excelentes para todos os setores da nossa economia. O Festival da Truta movimenta toda a rede de turismo, hotelaria e comércio em geral”, acrescentou o prefeito Rogério Cabral, que também esteve presente no pré-lançamento. A 19ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo também contará com concurso gastronômico e o espaço Casa da Truta.

A truta friburguense

De formato alongado, com espinha dorsal única, que facilita o preparo e a degustação, a truta é umj peixe que pertence à mesma família do salmão, criado em água doce, e é um dos mais apreciados pelos chefs de cozinha. A produção desta espécie é muito encontrada em rios do Sul e do Sudeste brasileiros. No Rio de Janeiro, Nova Friburgo aparece como um dos principais produtores de truta.

Atualmente, os truticultores da cidade, com a ajuda do Sebrae, tem desenvolvido diversas ações de fortalecimento e reconhecimento da cadeia produtiva. Além do Festival da Truta, que gera uma grande visibilidade para o setor, a implementação da Indicação Geográfica (IG), é um bom exemplo. O registro que indica a origem do peixe atribui reputação, valor e identidade própria aos produtos de uma determinada região, distinguindo-os de itens similares disponíveis no mercado.

“A organização e preparação da cadeia produtiva da truta são fatores determinantes para a consolidação e reconhecimento dessa atividade do município em todo o estado. Assim é possível estabelecer rumos que beneficiam o coletivo, tornando possível determinar como os produtores podem atuar em diversos mercados: com produtos processados, in natura e/ou prontos para consumo”, explica a analista do Sebrae-RJ em Nova Friburgo, Márcia Moreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: festa de truta
Publicidade