Prova Internacional de Ciclismo começa no Rio e passa por Friburgo

Neste sábado 100 atletas — entre eles o bicampeão mundial Paolo Bettini — sobem a Serra
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Entre os ciclistas está o italiano Paolo Bettini, campeão olímpico em Atenas/2004 e bicampeão mundial 2006 e 2007 (Foto: Wikimedia Commons)
Entre os ciclistas está o italiano Paolo Bettini, campeão olímpico em Atenas/2004 e bicampeão mundial 2006 e 2007 (Foto: Wikimedia Commons)

Por um caminho de 170 km de distância, entre paisagens deslumbrantes da Região Serrana passarão cerca de 100 ciclistas que participam do Grangiro de Ciclismo 2016 — entre eles o italiano Paolo Bettini, campeão olímpico em Atenas/2004 e bicampeão mundial 2006 e 2007. A corrida tem a marca do tradicional Granfondo italiano e vai propiciar uma autêntica experiência esportiva ao ar livre. O evento é neste sábado, 19, com largada às 7h30, em Guapimirim, e chegada em Teresópolis (no alto do Soberbo).

Para o diretor-executivo da empresa organizadora do evento, Pedro Rego Monteiro, um dos objetivos da prova é “recolocar o Rio de Janeiro no mapa das grandes provas de ciclismo do mundo. E nada melhor do que um evento que celebra as autênticas corridas italianas com a presença de grandes atletas e referências da modalidade”.

Cerca de 100 atletas vão largar da Parada Modelo, em Guapimirim, e depois passam por Cachoeira de Macacu e Nova Friburgo, até a chegada na BR-116, próximo ao Alto do Soberbo, em Teresópolis. Além de Bettini, estão confirmadas as participações do também italiano Andrea Tonti, ex-ciclista profissional que já participou de quatro campeonatos mundiais e diversas provas ao redor do mundo — e a Equipe Speed Bikers, a primeira patrocinada pela Effect Sport, formada por Edwaldo Knupp, Wagner Silva Soares e Pedro Barbosa.

No último fim de semana, integrantes da organização do Grangiro Rio, André Gracindo, Bruno Mendes, Ricardo Duarte, Gianluca Catignani e Marcus Ornellas, entre outros, realizaram um evento teste e ficaram impressionados com o visual ao longo da estrada:

“Pensamos em lançar este percurso inédito por entender que ele propicia uma experiência autêntica e desafiadora para todos os perfis de ciclistas. Ele é longo e variado, com subidas para todos os gostos. Além de buscar toda essência autêntica do ciclismo, estamos focados em oferecer o máximo de segurança e estrutura, cuidando de cada detalhe, para que todos possam estar focados em cumprir o percurso na sua melhor performance possível”, disse Gracindo, também diretor técnico do evento.

Inspirado no formato de um legítimo Granfondo italiano, o Grangiro Rio almeja reunir ciclistas de todo o mundo e fazer parte integrante do calendário anual do ciclismo de estrada no Brasil. A partir da segunda-feira, 21, o site oficial já terá pré-inscrições abertas para a edição 2017 no endereço ilgrangiro.com.br/2017. Mais informações: www.ilgrangiro.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo
Publicidade