Prouni e Fies: inscrições abertas após a data inicial prevista

Alteração no calendário foi anunciada pelo MEC
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Prouni e Fies: inscrições abertas após a data inicial prevista

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão começar um dia após o previsto. A alteração no calendário foi divulgada pelo Ministério da Educação, por motivos técnicos. Em nota, o MEC informou que a mudança foi feita para garantir a operação plena do sistema nos dias de inscrição.

O prazo do ProUni, que começaria na próxima segunda-feira, 30, agora terá início na terça-feira, 31, e terminará no dia 3 de fevereiro. Já o processo para o Fies, que começaria no dia 6, agora irá do dia 7 a 10 de fevereiro.  

Para obter uma bolsa do ProUni, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública ou parcialmente como bolsista integral; ter alguma deficiência ou ser professor da rede pública de ensino. O estudante pode escolher a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.

No caso do Fies, para concorrer a um financiamento os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa. A taxa de juros do financiamento é de 6,5% ao ano e o aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Nesta sexta-feira, 27, termina o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Nova Friburgo, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) oferecem 173 vagas em sete cursos de graduação. O polo local da UFF, oferece os cursos de biomedicina (30 vagas), fonoaudiologia (35) e odontologia (40). Já a unidade do Cefet, no Prado, oferece engenharia elétrica (20), sistemas de informação (40), física (40) e gestão de turismo (40). Os processos seletivos do ProUni, Fies e Sisu são todos online e podem ser acessados a partir do site do MEC (http://portal.mec.gov.br/).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade