Prouni abre inscrições para bolsas remanescentes

Pode participar quem fez o Enem a partir de 2010 e ainda não possui diploma de nível superior
segunda-feira, 05 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Prouni abre inscrições para bolsas remanescentes

Começaram nesta segunda-feira, 5, as inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao segundo semestre deste ano. Nesta etapa, o Ministério da Educação (MEC) oferece vagas que não foram preenchidas nas duas chamadas do programa e na lista de espera. São casos em que os candidatos inicialmente selecionados não apresentaram a documentação exigida ou desistiram de participar do programa.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. As inscrições devem ser feitas pelo site prouni.mec.gov.br. O prazo para candidatos matriculados em instituição de nível superior vai até o dia 30 de setembro. Já para os não matriculados nessas instituições, o prazo vai até o dia 16 de agosto.

Podem concorrer estudantes sem diploma de curso superior que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtiveram nota mínima de 450 pontos, não zeraram a prova de redação e cursaram o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. Podem participar também quem possui alguma deficiência; é professor da rede pública; ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Nesta etapa, as bolsas remanescentes serão distribuídas por ordem de inscrição - e não por nota de corte. Quem for selecionado deve comparecer à instituição de ensino nos dois dias úteis após a inscrição, para comprovar os dados pessoais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade