ProUni abre inscrições com 33 cursos em Friburgo

As oportunidades são para bolsas integrais e parciais em modalidades presenciais e de educação a distância
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
ProUni abre inscrições com 33 cursos em Friburgo

Começa nesta terça-feira, 31, o prazo para inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni). O processo seletivo teria início na segunda-feira, 30, mas, por motivos técnicos, foi adiado em um dia. A data limite termina às 23h59 de sexta-feira, 3 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pela internet (http://prouniportal.mec.gov.br/).    De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano o programa terá a maior oferta de vagas desde sua criação, serão 214.110 bolsas de estudo disponibilizadas apenas neste primeiro semestre. Deste total, 103.719 são bolsas integrais e 110.391 parciais, em que o governo federal cobre 50% da mensalidade.

Em Nova Friburgo, o ProUni vai ofertar bolsas para 33 cursos diferentes. São oportunidades de bolsas integrais e parciais para modalidades presenciais e de educação a distância (EaD), assim como vagas para cotistas e ampla concorrência. Dentre os cursos disponíveis pelo programa no município estão: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética e Imagem Pessoal, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Financeira, Investigação Forense e Perícia Criminal, Letras, Matemática, Pedagogia, Relações Internacionais e Serviço Social. A listagem completa de cursos pode ser acessada pela página do aluno, no site do MEC (http://prounialuno.mec.gov.br/index/index). Por meio da página eletrônica, o estudante pode fazer a busca por curso, instituição ou município.

Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

O que é o ProUni

Criado em 2004, o programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Para concorrer, o estudante precisa não ter diploma de curso superior e ter alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; ter cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Ainda podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública de ensino que integrem o quadro permanente da instituição de ensino. A seleção para o ProUni ocorre duas vezes por ano.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Prouni
Publicidade