A menos de um mês para as eleições municipais, a propaganda eleitoral dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em Nova Friburgo ainda não toma conta das vias públicas da cidade. Ao contrário de pleitos anteriores, a distribuição de santinhos e a movimentação de cabos eleitorais portando bandeiras e de caixas de som tem sido discreta pelos principais pontos do município, como avenidas, praças e ruas. Isso se deve às novas regras da legislação eleitoral, que proíbem o uso de cavaletes, estandartes, placas, faixas, bonecos e peças afins em vias públicas. Nos bens particulares, a propaganda não deve extrapolar a dimensão de meio metro quadrado, o que pôs fim a alguns exageros que marcavam o período eleitoral.
A proibição de financiamento eleitoral por pessoas jurídicas e o novo teto de gastos estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a campanha municipal também são outras mudanças que acarretaram a discreta campanha eleitoral. Isso vem provocando estranhamento entre muitos eleitores, principalmente os mais experientes, acostumados ao vale-tudo que tomava conta das ruas friburguenses nos períodos pré-eleitorais. “A campanha está mais tranquila este ano. Em eleições passadas, o pessoal ficava gritando e enchendo as pessoas de santinhos. Ainda recebo alguns em minha caixa de correio mas a quantidade está bem menor. Nesse aspecto, acho que as coisas melhoraram muito e não temos mais aquela poluição visual pelas ruas. Agora, acho que a campanha está mais no boca a boca”, afirma o controlador de tráfego Marcos Antônio Guimarães, morador da Chácara do Paraíso.
Opinião semelhante tem a estudante universitária Daniela Praxedes, que destaca os benefícios ambientais trazidos pelos avanços implantados ao longo dos anos na legislação eleitoral. “A cidade está mais limpa e sem aquele monte de placas espalhadas que traziam muita poluição visual e ambiental. Várias delas iam parar no leito do rio, como os santinhos distribuídos pelos candidatos. No dia da eleição, então, era aquele amontoado de panfletos pelo chão e dentro do rio, que parecia uma lixeira. Não sei se esse ano isso vai se repetir mas até agora acho que a campanha está deixando as ruas mais organizadas”, diz a jovem, que reside no bairro de Nova Suíça.
Vale destacar que a tranquilidade da campanha eleitoral nas ruas deve dar lugar a várias panfletagens neste 7 de setembro. A exemplo de eleições passadas, muitos candidatos aproveitam o dia da independência para abordar os eleitores que assistem ao desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune. Além da distribuição dos habituais santinhos, os aspirantes aos cargos no Executivo e Legislativo costumam dar muitos beijos, abraços e apertos de mão durante a patriótica comemoração desta quinta.
Deixe o seu comentário