Recentemente, o vereador Cláudio Damião se reuniu com o secretário de Cultura de Nova Friburgo, Roosevelt Concy, para apresentar indicações de sua autoria que visam a preservação das manifestações culturais da cidade, formação de público, difusão de manifestações artísticas e a possibilidade de talentos friburguenses mostrarem seus trabalhos.
Dentre as iniciativas foram apresentadas a criação do Museu da Imagem e do Som e o Memorial do Esporte, com o objetivo de identificar, catalogar, guardar, proteger e preservar o patrimônio de Nova Friburgo e possibilitar a apreciação e conhecimento dessas obras.
Outra iniciativa foi a implantação do Projeto Cine Mamãe-Bebê, que consiste na disponibilização de um horário no Cineclube do Barão para a exibição de filmes destinados a mães e pais acompanhados de crianças de até 18 meses. Não que o projeto vise barrar a entrada de outras pessoas desacompanhadas de bebês, mas as condições para a exibição do filme seriam especiais para os pequenos, como iluminação de “penumbra”, sonorização adequada, climatização confortável e outros detalhes como trocadores à disposição dos pais dentro da própria sala de projeção.
Também foi apresentado ao secretário o projeto de dois festivais: o Festival Friburguense da Canção e o Literário de Nova Friburgo, que poderá acontecer na sequência do já tão prestigiado Jogos Florais.
Além dos projetos, Claudio Damião defendeu a necessidade de preservação de prédios históricos e de acabar com a poluição visual causada pelas placas de publicidade e letreiros.
O vereador Cláudio Damião assegurou que indicará emendas para o setor de Cultura para o orçamento de 2011 e espera contar com o apoio dos demais membros do legislativo friburguense para aprová-las. O secretário gostou muito das propostas e se comprometeu em estudá-las.
Deixe o seu comentário