Neste sábado, 6, a Biblioteca Municipal (Rua Farinha Filho 50, Centro) inicia um projeto inédito voltado à infância e batizado com o nome da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e falecida em janeiro passado, durante o terremoto do Haiti. A iniciativa acontece das 8h às 12h e reunirá grupos de mulheres grávidas e de mães de crianças até 4 anos. O objetivo é estimular as mães a contar histórias para seus filhos, educando-os com mais conteúdo a partir do resgate de tradicionais histórias infantis e cantigas de roda e de ninar.
“O projeto se baseia no conceito de que a educação começa bem antes da escola. O objetivo central do projeto Zilda Arns é zelarmos mais pela criança, educando os pais a serem pais de verdade. Aos três anos de idade começa a aumentar a distância entre as crianças cujos pais tratam de estimulá-las em jogos, conversas, brincadeiras, atividades lúdicas, e aquelas que são negligenciadas por eles. É a partir daí que começa a surgir a grande divisão, fazendo com que a desigualdade se perpetue nas gerações posteriores”, explica o assessor especial para assuntos de leitura do gabinete do prefeito, Álvaro Ottoni.
Ele destaca que o projeto Zilda Arns trabalhará também diretamente com as crianças e jovens em suas respectivas comunidades. Além de afastá-los do ócio, o projeto visa a despertar o interesse nas atividades culturais e artísticas, melhorando a autoestima e contribuindo para o rendimento escolar da garotada, através de atividades de estímulo à leitura, como contação de histórias e atividades artísticas. “Pretendemos mostrar às crianças e jovens que suas ações podem ter consequências nos outros, apontar novos horizontes e, assim, despertar a atenção de toda a comunidade para a leitura e as ações culturais”, afirma Álvaro.
Vale destacar que a Secretaria Pró-Leitura, comandada pelo escritor e contador de histórias Francisco Gregório Filho, tem feito contatos com a Pastoral da Juventude e com as secretarias municipais de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, para dar mais amplitude ao projeto. “Além disso, faremos contato com empresas privadas em busca de parceiros e convocamos toda a sociedade a se engajar”, diz Álvaro Ottoni. Interessados podem obter mais informações na sede da biblioteca ou pelo telefone 2521-1761.
Deixe o seu comentário