Quem passou pela Praça do Suspiro desde a manhã da última terça-feira, 17, certamente observou que o espaço turístico está mais bonito e colorido. Depois de muitos dos canteiros terem sido destruídos por torcedores durante a transmissão dos jogos da Copa do Mundo, em um telão instalado ali, a revitalização dos jardins começa a dar vida nova ao local. Flores e folhagens de diversas espécies típicas da região foram plantadas nos canteiros em uma ação da Prefeitura de Nova Friburgo em parceria com a iniciativa privada. É o projeto Vamos Florir.
A recuperação dos canteiros é feita por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e já foi promovida na Praça do Suspiro três vezes em menos de um mês. Para o secretário Amarílio Salarini, os danos aos jardins ocorreram devido à emoção dos torcedores durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. “Acreditamos que essa seja uma situação muito pontual e atípica. Esperamos que a partir de agora conseguiremos manter a benfeitoria realizada, pois trata-se de um patrimônio público, que deve ser cuidado e zelado por todos”, disse.
O projeto é uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), que teve início em maio e vai contemplar também os distritos de Mury e Conselheiro Paulino. De acordo com Amarílio Salarini, a ideia é dar cara nova às praças, resgatar a auto-estima dos friburguenses e encantar os turistas. “Esse projeto da revitalização das praças é um desejo do prefeito Renato Bravo, que quer trazer de volta as flores para Nova Friburgo. A ideia é deixar as praças bastante floridas”, disse Amarílio.
No início da gestão da nova diretoria da Acianf, surgiram também outros projetos que pretendem revitalizar não só os jardins públicos, mas também toda a área urbana da cidade, valorizando tanto a população, como o comércio e o turismo.
Deixe o seu comentário