Projeto Trilhas beneficia escolas municipais

segunda-feira, 22 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Projeto Trilhas, de iniciativa do Instituto Natura e parceria com o Ministério da Educação, compreende um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças de 6 anos, com o objetivo de inseri-las em um universo letrado. Os materiais estão divididos em três conjuntos, sendo “Trilhas para ler e escrever textos”, “Trilhas para abrir o apetite poético” e “Trilhas de jogos”. Esse projeto já está sendo aplicado nas escolas municipais em Nova Friburgo.
Os conjuntos contêm materiais com fundamentação teórica, de orientação para os diretores e professores, livros de literatura infantil, jogos e cartelas de ilustrações. Para cada material há um uso diferente: caderno do diretor, para uso do diretor da escola; cadernos de estudos, cadernos de orientações, caderno “Trilhas de jogos” e caderno de apresentação, para uso do professor; acervo de livros de literatura infantil, cartelas de ilustrações e os jogos de linguagem, para uso dos professores com crianças de 6 anos.
O caderno de apresentação faz apresentação geral do Trilhas, destacando as intenções, os princípios e as concepções do projeto. O caderno do diretor é direcionado ao diretor da escola. Nele há sugestões para a gestão do trabalho feito conjuntamente com professores e orientações para a organização e o uso do acervo de livros.
O acervo de livros é composto de um conjunto de obras da literatura infantil que são apresentadas ou utilizadas como referência para as atividades propostas nos cadernos de orientações. Os cadernos de orientações são direcionados aos professores. Neles há um conjunto de atividades para serem realizadas em sala. Estão organizados por cores e se agrupam segundo seu conteúdo. As cartelas de ilustrações e os jogos de linguagem foram elaborados para a realização de algumas atividades propostas nos cadernos de orientações e no caderno “Trilhas de jogos”. 
Este é para uso do professor. Apresenta um repertório de jogos para favorecer a atenção das crianças para a relação que existe entre o universo oral e o escrito. Os cadernos de estudos são para uso dos professores e têm a finalidade de aprofundar os conteúdos tratados nos diferentes cadernos de orientações. Com base nesse material, os professores poderão ganhar mais compreensão e autonomia para a realização das atividades: é um instrumento para estudo, de forma que o professor se aproprie das teorias e conceitos que embasam as atividades propostas.
O funcionamento do projeto conta com o apoio de uma rede de ancoragem nacional, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada.
A rede de ancoragem implica em encontros que se dividem em nacionais—que reúnem professores universitários e os representantes do Consed e da Undime—; estaduais—organizados pelos professores universitários com os representantes das secretarias de Educação (técnicos municipais e estaduais de educação)—; municipais—realizados pelos representantes das secretarias com os diretores e coordenadores das escolas—; e escolares—feitos pelos diretores e coordenadores para os professores e que terão a periodicidade que a escola achar necessária.

EM NOVA FRIBURGO
No município de Nova Friburgo as professoras Adriana Bittencourt e Sandra Pedrazzi realizaram os encontros municipais com os diretores, que já iniciaram os encontros escolares com os professores de suas respectivas unidades. Atualmente o projeto está sob a responsabilidade da professora Andréa Moraes, que monitora o trabalho nas escolas.
As unidades escolares da rede municipal de ensino beneficiadas pelo projeto Trilhas são: Décio Monteiro Soares, Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra, Nair de Araújo Rodrigues, Hermínia da Silva Condack, Jardim de Infância Elisa Teixeira de Uzeda, Estação do Rio Grande, Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt, Messias de Moraes Teixeira, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Iza Saippa Ranucci, Claudir Antônio de Lima, Bernardo Pacheco, Francisco Silveira, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Hermínia dos Santos Silva, São Judas Tadeu, Padre Rafael, Centro de Atendimento Emílio Melhorance, Lafayette Bravo Filho, CMEI Izabel Jovelina Monteiro, Jardim de Infância Leticia Coutinho Soares, Professor Ernesto Tessarollo, Hélio Gonçalves Corrêa, Hermenegildo Gripp, Santa Paula Frassinetti, CMEI Santa Terezinha, Jardim Infância Bela Vista, São José, São Pedro da Serra, Jornalista Américo Ventura Filho, João Vicente Valladares, Cecília Meireles, Pastor Schlupp, Maximilian Falck, Jardim de Infância Herondino José da Rosa, Acyr Spitz, Dante Magliano, CMEI Maria Inês Andrade Bachini e Izabel Gomes Siqueira.
Também foram contempladas as escolas municipais Jardel Hottz, Vargem Alta, CMEI Franz Haug, Ruy Sanglard, Dinah Lantimant Bravo, CMEI Girassol, Ciep Brizolão 123 Glauber Rocha, Amâncio Azevedo, Waldir Lopes de Carvalho, Cypriano Mendes da Veiga, Honório Tardin, Alcides Francisco Brantes, CMEI Menino Jesus, Vale de Luz, Anna Barbosa Moreira, Patrícia Jonas Santanna, Umbelina Breder de Queiroz, Batista, Dante Laginestra, São Lourenço, Florândia da Serra, Professor Alberto Meyer, CMEI Gilcely Barradas Canto, Boa Esperança, Tiradentes, Jose Eugênio Müller, CMEI Professora Conceição Côrtes Teixeira, Alípio da Silva Branco, Francisco Ouverney, Manoel José Nogueira Peixoto, Professora Adezir Almeida Garcia, CMEI Solares, CMEI Princesa Izabel, José Alves de Macedo, Flor do Ipê, Celcyo Folly, CMEI Luz da Serra, CMEI Cantinho Feliz, Toca da Onça, Nossa Senhora de Fátima, Professora Helena Coutinho, Lina Rosa dos Santos, Vevey la Jolie, João de Almeida, CMEI Clementina Alves Martins, Vovó Mulata, CMEI Dolores de Sá Schuenck, Fazenda Branca, Sítio dos Afonsos, Ernesto de Souza Cardinot, Luiz Mendes de Morais Neto, Rio Bonito 1, Laper Lira Fagundes, Galdinópolis, Cascata, Monsenhor José Antônio Teixeira e Mário Calderaro.

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