(SECOM) O Conselho Municipal de Turismo se reuniu na tarde de terça-feira, 23, no auditório do Centro Empresarial Cesar Guinle, ocasião em que recebeu Rita Pinheiro, coordenadora do projeto Tombamento Feijoada Carioca, para uma explanação sobre a proposta do governo do estado e para degustação de um caldinho de feijão. A ideia é o lançamento de uma campanha para fomentar a identidade carioca—assim como Minas Gerais é reconhecido pelo pão de queijo e a Bahia pelo seu acarajé, estados estes que já possuem representações culturais e gastronômicas tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como bem cultural imaterial.
Embora a feijoada, feita com feijão preto, esteja totalmente inserida no hábito alimentar dos cariocas, a iguaria ainda não foi reconhecida como um prato típico da localidade. Em Nova Friburgo, por exemplo, há estabelecimentos que oferecem o prato, embora não seja uma especialidade, e por isso surgiu a ideia de promover um evento em dezembro associando a feijoada carioca com a história local, que prima pela valorização dos prédios históricos e o cinturão verde no qual Nova Friburgo está localizado.
Como bem foi dito pela coordenadora, a feijoada carioca vai além do feijão preto; trata-se também dos acompanhamentos como a couve, o aipim, a cachaça, a caipirinha, a rapadura, sobremesas como o quindim, entre outros itens considerados como “comida de boteco”, assim como a alegria e a sua história. “Nossa proposta é mobilizar a população para contarmos com o apoio dos setores de Turismo e Cultura das cidades fluminenses. Na capital, o turista já sabe o que vai encontrar, mas no interior, nem sempre. Em função dos grandes eventos dos próximos anos, como a Copa do Mundo, todo o estado do Rio de Janeiro será uma vitrine aos olhos do mundo. A terra do samba, das belezas naturais, da rica cultura merece ter sua gastronomia reconhecida e oficializada”, defendeu Rita Pinheiro.
Assim como aconteceu na cidade de Três Rios um Festival Gastronômico, com apoio da Liga das Escolas de Samba, surgiu a ideia durante a reunião de promover um evento em Nova Friburgo para mostrar a Feijoada Carioca e a data escolhida foi 5 de dezembro, quarta-feira, considerando que no dia 2 comemora-se o Dia Nacional do Samba. Segundo a secretária municipal de Turismo, Bianca Tempone, o evento deverá ocorrer no Nova Friburgo Country Clube, que foi a residência do Conde e Barão de Nova Friburgo (Sede Nobre). Além do evento, está previsto uma capacitação com Rita Pinheiro e sua equipe para aqueles que quiserem aderir ao projeto para agregar valor a sua marca.
No dia 27, sábado, o projeto Tombamento Feijoada Carioca 2012 prestou uma homenagem as Mulheres da Mangueira (Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Nãnãna da Mangueira, Tidinha e Gracyanne Barbosa, sua atual Rainha da Bateria), no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro. Durante o evento o público pôde apreciar a feijoada, a cerveja Therezópolis, sucos Green Day, água, refrigerantes, sorvetes, doces, café, caipirinha, cachaça, shows com a Banda Samba Social Clube, Bloco Brasil e a Velha Guarda da Mangueira, com a participação de Tantinho, e ainda customização de camisetas e trançadeiras.
Deixe o seu comentário