Utilizar o esporte como instrumento de inclusão e transformação social deveria ser uma prática do poder público. Mas enquanto – lamentavelmente – isso não acontece, abnegados o fazem em variadas partes do município, do estado e do país como um todo. Em Nova Friburgo, Walace Piran é uma dessas pessoas que acreditam no caráter transformador do esporte, e há 30 anos, comanda o Projeto Social Bom de Bola – Bom na Escola, no bairro São Geraldo.
No último dia 30, em comemoração às três décadas, foi realizado o primeiro jogo da escola de futebol do Esporte Clube São Geraldo. O evento foi realizado no Estádio Marcio Branco, no Stucky, envolvendo as categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. O Esporte Clube São Geraldo participou das atividades com 60 atletas, dando continuidade ao projeto Bom de Bola – Bom na Escola, fundado em 1988.
“O nosso bairro é o segundo maior de Nova Friburgo. A escolinha é hoje a única atividade esportiva do bairro para as crianças, e não conta com nenhum apoio. A comunidade tem cerca de 20 mil moradores, 22 loteamentos e dez mil eleitores. O nosso único local de treino é a quadra de esportes, que no momento está sem pintura, sem água, cobertura, banheiro e vestuário”, lamenta o professor Walace Piran, idealizador, fundador e coordenador do projeto.
A escolinha é dirigida atualmente, além de Piran, pelos professores Eder Rimes, Wendel Rimes e pelos fisioterapeutas Elvys Oliveira e Isabela Motta, todos de forma voluntária. Desta forma, desde o dia 18 de julho de 1988, o Bom de Bola – Bom na Escola resiste ao tempo.
Walace recorda que, quando iniciou o projeto, aos 16 anos, a escolinha era pequena, mas o número de alunos acompanhou o crescimento do bairro. A participação dos jovens nos jogos e competições está diretamente ligada ao seu desempenho escolar: para que seja escalada, a criança precisa estar em dia com os estudos e ter boas notas no colégio.
“Nosso bairro é carente e preciso da ajuda de amigos e empresas para continuar este trabalho. Os colaboradores terão suas respectivas marcas divulgadas na quadra de esportes, rádio, TV e outras mídias. O contato da escolinha é 9 9854 2717. Nós agradecemos a todos que participam do projeto e aos colaboradores, A VOZ DA SERRA, Restaurante Céu Azul, Padaria Império dos Pães, Coyote e Drogaria H7”, finaliza.
Deixe o seu comentário