Com as chuvas de janeiro, a cultura foi um dos setores também afetados no município e, por conta disso, a concessionária de energia elétrica Energisa, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir deste sábado, 2, a terceira edição do projeto Sinergia — que propiciará pelo menos 25 apresentações gratuitas de teatro e música no Centro, Olaria e nos distritos de Conselheiro Paulino e Campo do Coelho. O Sinergia 2011 acontecerá sempre aos sábados e domingos de abril e maio, em praças públicas, escolas e abrigos. A estreia será na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com a Trupe do Sorriso e o grupo de pagode Toque Serrano, a partir das 18h30.
— A intenção deste projeto é, além de estimular a cultura e quem faz cultura em Nova Friburgo, fazer gerar renda e emprego no município, pois para cada apresentação são necessários vários prestadores de serviço, como sonorizadores, iluminadores, armadores de palco e divulgadores — observa a produtora e coordenadora do Sinergia, Elizabeth Maldonado, da Energisa. O secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, complementa ainda que a iniciativa trará de volta a agitação cultural às praças e aos espaços públicos. Ele lembrou que a Energisa tem papel fundamental no resgate da cultura pós-tragédia e que a empresa já vem colaborando assiduamente com a cultura friburguense com apoio a eventos, como o Festival de Inverno, CineAmor e, o mais recente, Cine Tela Brasil — que propiciou a três mil pessoas, inclusive estudantes da rede pública municipal, assistir a bons filmes nacionais gratuitamente.
Roosevelt destacou que as atrações do Sinergia 2011 serão realizadas sempre nas praças Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, e 1º de Maio, em Olaria, e Lafayette Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino, e ainda no Colégio Estadual Eduardo Breder, no distrito de Campo do Coelho. As atrações culturais estarão a cargo da Trupe do Sorriso, Família Clou, Cômicos Anônimos, Belinha e sua malinha e Patrick Nogueira. Já a música ficará por conta dos grupos Toque Serrano e Meu chapéu virou pandeiro, As Fulanas, Paulo Newton Trio, Mangalan e a banda gospel The Breders, com alunos do Colégio Eduardo Breder. 16 ANOS (MENORES DE 18 ANOS DEVERÃO ESTAR ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS)
PROGRAMAÇÃO DESTE MÊS
- sábado, 2, 18h30 – Pça. Dermeval: Trupe do Sorriso e Toque Serrano
- sábado, 9, 17h – Pça. 1º de Maio: Família Clou e Meu chapéu virou pandeiro
- domingo, 17, 18h – Colégio E. Breder: Família Clou
- sábado, 23, 18h – Colégio E. Breder: Cômicos anônimos e The Breders
- sábado, 30, 18h – Colégio E. Breder: Patrick Nogueira e Paulo Newton
Deixe o seu comentário