Projeto Recomeçar encerrado pela ONG Viva Rio

terça-feira, 04 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Recomeçar encerrado pela ONG Viva Rio
Projeto Recomeçar encerrado pela ONG Viva Rio

(SECOM) A solenidade de encerramento das atividades do Projeto Recomeçar, desenvolvido no período pós-tragédia pela ONG Viva Rio, junto à Defesa Civil, nas comunidades de Floresta, Alto do Floresta e Três Irmãos, foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 30, em sua base, em Conselheiro Paulino. Na ocasião foram apresentados os resultados do projeto, coordenado pela psicóloga Juliana Viana Mählmann Muniz Dantas. Da mesa de abertura participaram, além da própria Juliana, os secretários municipais Hudson Miranda, de Ordem Urbana (representante do prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto) e Carlos Maduro, de Assistência Social e Trabalho; o presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier; o pastor da Igreja Ceifa (parceira do projeto) Nilson Coelho; e os representantes da ONG, Sebastião Santos, de Teresópolis (cidade também atingida pela tragédia e que recebeu atenção do Viva Rio) e Leonardo de Jesus Garcia.

Sebastião falou do trabalho feito pelo Projeto Recomeçar e abordou atividades como as doações de pessoas e empresas de todo o Brasil, numa grande demonstração de solidariedade; o entrosamento com a Prefeitura para atuação durante cinco meses, e o trabalho incansável da equipe da Brigada Comunitária de Defesa e Saúde Ambiental, os chamados brigadistas, num momento difícil que, em sua opinião, não deveria ser interrompido, pois se aproxima novamente a época das chuvas, situação que explanará ao governador numa próxima reunião.

Juliana apresentou a equipe de brigadistas—muito aplaudida—salientando que essas pessoas eram, de fato, as responsáveis pelo resultado apresentado. Mostrou slides do trabalho feito junto às três comunidades de Conselheiro Paulino, com orientações sobre percepção de risco, saúde (medicina, enfermagem, psicologia e atendimentos domiciliares), palestras médicas com o pneumologista Renato Abi-Râmia, prevenção de doenças e educação ambiental, através do Projeto Florestar & Cia., com Luiz Latour; campanhas de coleta de donativos e sua distribuição, preparação das comunidades contra desastres naturais, confecção de pluviômetros caseiros e formação de agentes.

Já Leonardo abordou as dificuldades de acesso aos locais atendidos, dados coletados, área de atendimento, população, áreas de deslizamento, vias de acesso, pessoas com necessidades especiais e outros detalhes, sempre junto às equipes da Defesa Civil de Nova Friburgo, setor que receberia mais tarde o relatório de atividades, junto com o Corpo de Bombeiros.

O trabalho da ONG Viva Rio, num primeiro momento, foi com o SOS até dia 12 de fevereiro, e partir de março, com o Projeto Recomeçar. Através de uma projeção, Juliana apresentou os números e um vídeo, e num momento de emoção, deu por encerrado o projeto, inclusive com orações do pastor Wilson.

Ao final da cerimônia, Juliana entregou ao secretário Hudson o relatório das atividades do Projeto Recomeçar, para que fosse repassado ao prefeito Dermeval Neto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade