No último fim de semana foi realizada no espaço Estação Livre (na antiga rodoviária urbana), na Praça Getúlio Vargas, a primeira edição do projeto “Mercado Central”. Com o objetivo de reunir pequenos produtores da cidade e região para divulgação e comercialização de seus produtos, o evento -- mesmo com as baixas temperaturas -- atraiu centenas de friburguenses e turistas durante os dois dias.
Organizado como uma espécie de feira, a ação contou com a presença de mais de 20 expositores. Orgânicos, produtos de antiquário, artesanato e cervejas artesanais foram alguns dos destaques. O cardápio continha ainda hambúrgueres, doces diversos, tapioca, defumados, caldos, salgados, sucos variados, entre outras iguarias.
A costureira Mária Rosa Teixeira, 48 anos, prestigiou o evento e não economizou nos elogios. “Encontrei muitos produtos bons a um preço bem bacana. Achei a iniciativa muito legal. Espero que tenham mais vezes. Ficou muito bonito e organizado”, disse ela.
Além das iguarias, não faltaram atrações para quem esteve presente. Para as crianças, houve recreação infantil com contação de histórias, teatro e pintura de rosto e, para os adultos, exposições de fotos e grafites, oficinas e palestras. E ainda teve as apresentações musicais dos grupos Union Jack e Expresso Santiago.
Para o secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs, a iniciativa é uma ótima oportunidade para os produtores locais divulgarem seu produto, além de promover a cultura do município. “É um evento voltado para o turista e para o próprio friburguense. Ele tem o conceito de mercado e estamos estudando fazê-lo mensalmente”, pontuou.
Deixe o seu comentário