Projeto “Memórias, Artes e Histórias” aborda a força do comércio em Friburgo

Pesquisa resultou em várias atividades, além de documentário e uma peça teatral
terça-feira, 22 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Projeto “Memórias, Artes e Histórias” aborda a força do comércio em Friburgo

O Grupo de Estudos Memória, Identidade e Espaço, oriundo da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, coordenado pelas professoras Geni Nader Vasconcelos e Maria Ana Quaglino, realiza a partir desta terça-feira, 22, às 18h30, no Cadima Shopping, atividades do projeto “Memórias, Artes e Histórias”, que reúne trabalhos baseados na pesquisa em andamento “Memórias do Comércio de Nova Friburgo”. A exposição é dividida em quatro temas: Retalhos de memórias; Puxando pela memória; Classificados friburguenses; e O jogo do passado e do presente. Também no Cadima, haverá exibição do documentário “Nova Friburgo por trás dos balcões”, com depoimentos de empresários de diversos setores da cidade, incluindo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Braulio Rezende.   

Neste mesmo dia e horário, o grupo Taquinha, do Colégio Anchieta, apresenta cenas abertas do espetáculo “Por trás dos balcões…”, baseada na pesquisa do grupo dirigido por Geni Nader e Ana Quaglino. Na quarta-feira, 23, às 19h, o Colégio Nossa Senhora das Dores apresenta “Dança no Tempo”. As atividades artísticas e culturais são desenvolvidas no 2º piso do shopping, na Rua Moisés Amélio, 17, Centro.

Sobre a peça

Na próxima sexta-feira, 25, às 19h, estreia a peça “Por trás dos Balcões… Histórias e Corações”, uma produção do Teatro Amador do Colégio Anchieta (Taca) no Espaço de Eventos Santo Inácio, em homenagem aos 200 anos do município. Para dar uma pequena mostra do apuro da produção, a coordenadora de Cultura e Eventos do Colégio Anchieta e diretora da peça, Jane Ayrão, enviou flagrantes da prova dos vestidos, com o estilista Virgilius (foto), responsável pela criação dos figurinos.   

“Esta é uma montagem cênica inspirada em histórias reais, fatos e documentos que marcaram o comércio de Nova Friburgo”, revelou a diretora. “Para a realização desta obra contamos com o trabalho do Grupo Memória que vem pesquisando há anos a evolução do comércio, e reuniu imagens e documentos preciosos. O espetáculo contará histórias reveladas pela pesquisa, com foco principal na história de amor entre uma florista portuguesa e um mascate libanês”, completou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade