Projeto Leitura Gentileza, que chega a sua quinta edição, causa também reflexão

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Leitura Gentileza, que chega a sua quinta edição, causa também reflexão
Projeto Leitura Gentileza, que chega a sua quinta edição, causa também reflexão

O Projeto Leitura Gentileza fecha o ano de 2012 com a sua quinta edição nos quatro pontos de ônibus em que pretendia se instalar: três no centro de Mury e um na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Durante os seis meses que o trabalho está nas ruas ele tem contado com o apoio e o prestígio do site CulturaNF, que há seis anos é referência em apoio e divulgação da cultura na cidade. A partir desta edição, a HN Comunicação Visual também passa a colaborar com o projeto que tem se reinventado constantemente, na tentativa de encontrar um instrumento e um tom adequado para “falar” a seus leitores e se fazer presente em suas vidas.

Chacoalhada
Por realizar o projeto não só com recursos próprios, mas principalmente sozinha e fazendo de tudo um pouco, a jornalista Laura de Paula tem dúvidas sobre a aceitação e mesmo sobre a curiosidade e o interesse despertado pelas edições expostas nos pontos de ônibus, e se questiona: “Será que as pessoas de fato estão vendo e lendo o material nos pontos? Ou já temos nossos olhos tão saturados de apelos visuais que os adesivos do Leitura Gentileza se perdem nesse excesso de imagens?”.       
 Mesmo tendo colecionado elogios pelo trabalho que vem realizando, Laura se preocupa com essas questões e pensa numa estratégia que a ajude a “falar” ao público a quem o projeto se destina e deste modo ir tornando o Leitura Gentileza cada vez mais afinado com seus leitores.
Assim é possível que a edição de Ano-Novo se apresente em um novo formato que possibilite um vínculo maior entre o leitor com os textos oferecidos. E, enquanto estas ideias amadurecem, quem passar pelos pontos de ônibus usados pelo projeto vai se encontrar com Chico Buarque, Cecília Meireles, Drummond e Mario Quintana, relembrar adivinhas, trava-línguas e frases feitas e conhecer a quinta edição do Leitura Gentileza. 

A literatura possibilita inúmeras leituras
Quem diria que o tom de irreverência, ironia e brincadeira contido nos versos de Ascenso Ferreira em seu poema “Filosofia” iriam deixar tão irritado um leitor que passou pelo ponto de ônibus da Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde o projeto Leitura Gentileza exibia o texto do poeta? O leitor não resistiu e escreveu um desabafo, criticou duramente o texto por incentivar a preguiça, o descaso e a falta de seriedade. “Tire suas conclusões quanto à opinião do leitor e os versos do poeta”, comenta Laura de Paula. 
“Tá na rua, a gente rabisca que eu não sou de ferro! Onde já se viu, um sujeito que aprendeu a ler e interpretar, aguentar imóvel uma bobeira como a estampada acima? Até que a iniciativa é boa só que mal utilizada. Se metade da população fosse uma cambada de folgados, como sugere o texto, nem este adesivo estaria colado aqui, agora. Turma de vagabundos aproveitadores... deixam o batente, a luta pelo pão, pelo teto etc... Quem tem respeito pelo outro, estas palavras significam alguma coisa. Será quem está pagando esta gentileza?”, assina Gilson, sem incluir seu sobrenome, sobre o adesivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade