Projeto “Hoje é domingo” levará lazer e cultura à população

Num fim de semana por mês, rua será fechada ao trânsito para sediar o evento, a exemplo do que já acontece em vários espaços públicos no Rio de Janeiro
quarta-feira, 06 de abril de 2011
por Henrique Amorim

Domingo é dia de descanso, de fazer caminhadas ao ar livre, de deixar o relógio de lado e, para quem tem filhos, levá-los para brincar e se divertir. Melhor ainda se o lazer puder acontecer num local bem amplo e sem o perigo do trânsito. Pensando nisso, a Prefeitura lança no próximo dia 17 o projeto “Hoje é domingo”, que levará uma série de atividades recreativas à criançada, das 10h às 16h, num espaço público da cidade, fechado exclusivamente para este fim. A ideia do secretário municipal de Turismo, José Motta, que criou o projeto, é fazer o “Hoje é domingo” inicialmente num domingo de cada mês, na Avenida Alberto Braune e, posteriormente, todos os domingos.

— Falta apenas definirmos o local, mas a Avenida Alberto Braune é a mais cogitada, inclusive pelos membros das demais secretarias da Prefeitura que estarão engajadas nesta iniciativa — disse Motta durante reunião semana passada, no auditório do centro administrativo, na antiga sede da Oi/Telemar, que contou ainda com a participação de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O “Hoje é domingo” contará com recreação infantil, como balões pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas e escorregadores, que deverão ser gratuitos, pelo menos na primeira parte do evento, ou terem ingressos simbólicos.

Outra novidade na estreia do projeto será a distribuição de 15 mil bombons, ofertados por um fabricante multinacional de chocolates, aproveitando que o evento acontecerá no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

— A exemplo do que já acontece no Rio de Janeiro todos os domingos, quando o Aterro do Flamengo, parte da orla de Copacabana e o parque da Quinta da Boa Vista são fechados ao tráfego de veículos, liberando o espaço para o lazer, começaremos a incutir na população friburguense o hábito de vir para a rua aos domingos, trazer as crianças para brincar, andar de patins, bicicleta, velocípede ou skate, se divertir, se confraternizar e até mesmo ir às compras, pois os lojistas, atentos a maior circulação de pessoas nas ruas aos domingos, não irão querer deixar de faturar. Isso movimentará a cidade e vai gerar renda — observa o secretário de Turismo.

O evento também pretende contar com atrações culturais — abrindo espaço para artistas locais, grupos de teatro amador e dança se apresentarem gratuitamente, atraindo jovens e adultos para o local. Motta está confiante que o “Hoje é domingo” dará certo e que, em breve, já poderá acontecer em todos os domingos. Por acontecer nos fins de semana, o projeto não deverá causar problemas ao trânsito da cidade.

Caso o “Hoje é domingo” aconteça mesmo na Avenida Alberto Braune, os ônibus deverão, ao deixar a rodoviária urbana, circularem pelo eixo rodoviário até o Paissandu.

— Aos poucos os motoristas e pedestres criarão o hábito que, aos domingos, o espaço escolhido para o “Hoje é domingo” estará fechado ao trânsito, por funcionar como rua de lazer — completou Motta, confiante que na próxima reunião de trabalho para organização do projeto seja escolhida a Avenida Alberto Braune para sediá-lo. — Tem que ser no Centro — reforça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade