Como parte das comemorações do Dia da Mata Atlântica, ocorrido no último dia 27 de maio, o Projeto Florestar e Cia. empreendeu ação de conscientização ambiental, com distribuição de sementes de ypê roxo e angico vermelho, além de panfletos com dicas de cuidados e preservação. Realizada em Lumiar e São Pedro da Serra, a ação se aproveitou de dois eventos que aconteciam nos dias 30 e 31, o Cabras da Serra e o Encontro com as Raízes, simultaneamente naqueles dois distritos e em Mury, onde se pôde observar a preocupação dos moradores daquela região em criar e desenvolver mecanismos de preservação ambiental e sustentável, visto que são regiões fundamentais para o turismo.
Para Luiz Latour, coordenador do projeto, é importante que se tenha cuidado ao fomentar o turismo nesses ambientes. “Que as localidades tenham seu sustento turístico, mas que isto seja feito de maneira ordeira e sustentável, criando mecanismo de preservação de tudo aquilo que hoje podemos apreciar e usufruir para que as gerações que virão, também tenham acesso a esses benefícios. Principalmente porque a Mata Atlântica se encontra bastante fragmentada”, disse Latour.
“Nova Friburgo conta com uma área considerável da Mata Atlântica. Devemos nos voltar para o convívio sustentável deste patrimônio que já está sendo considerado patrimônio mundial, já que na Mata Atlântica se encontra a maior biodiversidade por metro quadrado do mundo”, informou Latour, que também anunciou alguns diferenciais no Dia Mundial do Meio Ambiente. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) manteve várias reuniões com entidades e classes constituídas, além de Ongs e órgãos ligados à temática ambiental, a fim de divulgar o que está sendo feito em prol do meio ambiente no município e região.
entro dos planos de ação apresentados pelo Florestar e Cia. está a 11ª edição do Plante uma árvore para um mundo melhor, que contará com uma novidade: arrecadação de brinquedos usados para distribuição no Natal. Os brinquedos serão trocados por uma muda nativa.
Deixe o seu comentário