Projeto Florestar e Cia. alerta para o perigo de construções em encostas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Florestar e Cia. alerta para o perigo de construções em encostas
Projeto Florestar e Cia. alerta para o perigo de construções em encostas

O Projeto Florestar e Cia., em parceria com o Ibama e a Agenda 21 Local, distribuiu folhetos e pluviômetros manuais aos moradores de Córrego Dantas. A ação, que tem como slogan “Nossas encostas, nossas vidas”, ocorreu no último domingo, 15, e promoveu a conscientização ambiental entre os moradores, alertando-os do perigo de construir em áreas de risco, como barrancos muito íngremes.

O coordenador do Projeto Florestar e Cia., Luiz Latour, conversou com moradores sobre as diversas irregularidades encontradas nas construções da região. Luiz disse ter ficado impressionado com a forma como a iniciativa foi recebida: “Muitos tinham perguntas sobre questões ambientais ou queriam reclamar de alguma ação destrutiva provocada por vizinhos, principalmente sobre corte de barrancos e árvores”, declarou.

Outra coisa observada durante o projeto foi a grande quantidade de residências com algum grau de risco. “A maioria delas foi construída irregularmente”, disse Luiz, que também aproveitou a ocasião para explicar aos moradores que eles podem ajudar os órgãos competentes na fiscalização, denunciando qualquer ação predatória na comunidade.

Luiz fez questão de deixar claro aos moradores que para o poder público sozinho é muito difícil agir e cabe aos cidadãos conscientes ver e agir com mais atenção na hora de iniciar uma construção. “Encontramos diversas casas já demolidas e outras abandonadas, construídas pela metade, oferecendo risco iminente a todos”, disse o coordenador, que também declarou que a ação pretende se repetir durante todos os fins de semana, até o começo de março. “Não se pode baixar a guarda, principalmente nessa época de chuvas fortes, a atenção tem que ser redobrada”, justificou.

O Projeto Florestar e Cia. existe há dez anos, tem apoio de A VOZ DA SERRA e pode ser contatado através do telefone 2525-8970. Maiores informações no site www. projetoflorestarecia.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade