O Projeto Florestar & Cia está apresentando palestras neste mês de junho em condomínios residenciais abordando princípios e conceitos sustentáveis, como o uso inteligente da água e da energia elétrica. O coordenador Luiz Latour observa o grande uso de energia elétrica e água nos lares, seja para higiene pessoal, alimentação, hidratação, limpeza em geral, lavagem de roupas e outros serviços. As questões que envolvem o uso e consumo da água nos condomínios remetem à reposição hídrica — quanto maior o consumo mais tempo é necessário para a reposição. Até porque, com o passar dos anos muitos mais residências fazem uso deste bem. Por isso é importante que os condomínios adotem conceitos como reúso e aproveitamento água das chuvas para uso nas áreas sociais.
“Esta é uma preocupação de todos. Nós temos que ter a nossa cota de responsabilidade”, diz Latour.
Aproveitando a oportunidade, a equipe do Florestar faz uma explanação sobre as atividades empreendidas nas comunidades visando a preocupação com a recarga hídrica, constando de plantios para viabilizar corredores verdes em comunidades que tenham pouca vegetação, melhorando, além disso, a presença de fauna silvestre local. Também é feita a doação de mudas nativas da Mata Atlântica, tendo como finalidade secundária corrigir possíveis degradações por insuficiência de cobertura verde, colaborando ainda para melhorar a qualidade do ar e consequentemente criando condições de maior facilidade de recarga hídrica nos lençóis freáticos e mananciais de água.
Latour observa que as bacias e microbacias hidrográficas de Nova Friburgo são produtoras e geradoras deste líquido, tão escasso em outras regiões. Por isso devemos estar atentos a possíveis degradações ambientais, de grandes ou pequenas dimensões, e promover iniciativas para a sua preservação, bem como o uso inteligente de seus recursos.
O Projeto Florestar & Cia agradece as empresas Águas de Nova Friburgo, Energisa, EBMA, Bramil, Meu Visual, Lucitex, Ki-Angelim e aos meios de comunicação, principalmente ao jornal A VOZ DA SERRA, por proporcionar condições de conscientização e de informações ambientais aos friburguenses.
Deixe o seu comentário