O Projeto Florestar & Cia. marcou presença mais uma vez na Praça Dermeval Barbosa Moreira no último dia 5, data comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A equipe, coordenada por Luiz Latour, fez a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica e material gráfico com dicas de preservação da natureza e atitudes sustentáveis no dia a dia. O trabalho foi feito juntamente com outras entidades e secretarias da Prefeitura, capitaneado pela vice-prefeita Grace Arruda.
O evento contou com várias apresentações, como a dança indígena, organizada pela engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira; capoeira com o Grupo Abadá, abordando temas relacionados a animais e à natureza; e o grupo de terceira idade, que reuniu pessoas de todas as idades, dançando e embalando o fim da tarde com animados ritmos.
A participação das mídias escrita, falada e televisada estimulou a população. Muitos, alertados pelos órgãos de imprensa, acorreram à praça para obter uma mudinha no estande do Projeto Florestar & Cia., bem como em outros estandes que também distribuíram mudas nativas da Mata Atlântica.
Luiz Latour explica que estes eventos são ótimas oportunidades para orientar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. "Nós conseguimos transmitir um número maior de informações para todos que ali estavam presentes, tornado assim o evento mais produtivo e participativo”, observou, citando que como compensação e sequestro de carbono, o Projeto Florestar & Cia. se comprometeu em plantar 30 mudas de árvores nativas de altitude, tornando assim o evento sustentável.
Luiz Latour explica ainda que esta compensação se faz necessário a partir do momento que o impacto ambiental é gerado, como a própria realização do evento demanda, pois gera e concentra uma gama de energia e gases impactantes ao meio ambiente. E no caso do plantio das mudas, com seu processo de crescimento e transformação em árvore, fará o chamado sequestro de carbono, fazendo a captura dos gases nocivos à saúde e devolvendo ar limpo no decorrer da sua fotossíntese diária.
O coordenador do Projeto Florestar & Cia. agradece o apoio, para participação no evento, da concessionária Águas de Nova Friburgo, Energisa, EBMA, Pedrinco, Meu Visual Semijoias, Stam, Lucitex, Silthur, Ki-Angelim, Bramil, Igui Piscinas e aos meios de comunicação que se fizeram presentes, em especial ao jornal A VOZ DA SERRA, empresas que muito ajudam a promover ações em prol da preservação do meio ambiente.
Deixe o seu comentário