Projeto Florestar & Cia. festeja Dia da Mata Atlântica visitando comunidade do distrito de Mury

quarta-feira, 02 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O projeto Florestar & Cia. visitou a comunidade de Mury nos últimos dias 23 e 24, que antecederam à comemoração do Dia da Mata Atlântica, transcorrido em 27 de maio. O trecho compreendido entre Debossan e Theodoro de Oliveira fica nos limites da reserva ambiental dos Três Picos, uma das maiores do estado do Rio. A área não deveria ter ocupação habitacional, mas a visita constatou que existem pessoas morando no local.

O coordenador do projeto, Luiz Latour, constatou as várias dificuldades sociais existentes naquela comunidade, sendo a maior a falta de saneamento básico. O esgoto, em alguns casos, vaza pelas ruas sem calçamento, que também não têm redes de águas pluviais. Em alguns trechos as residências avançam nas laterais das ruas, dificultando o tráfego de veículos. Encanamentos de água com vazamento também são visíveis.

Luiz Latour explica que quase todas as residências existentes na localidade são antigas. “Pude conferir que tem morador que vive ali há mais de 26 anos e em condições mínimas de sobrevivência. Nessa visita fizemos uma conscientização aos moradores para que tivessem mais cuidado e atenção com os aspectos ambientais e mantivessem alguns critérios de preservação ao meio ambiente”, afirmou o Latour, que quer diminuir o índice de degradação da comunidade.

Segundo o coordenador, a fiscalização deveria ser sistêmica para coibir alguns abusos. Os moradores já existentes na localidade têm que ser conscientizados sempre que possível, para que entendam o verdadeiro grau de sua responsabilidade no que tange à ocupação desordenada e irregular daquela área. “Observamos que no outro lado do rio, onde só tem sítios, havia uma construção junto às margens do rio, o que é proibido”, disse Luís. Ele percebeu ainda que acima de uma curva do rio naquela comunidade está se formando um cotovelo, que trará sérios riscos no período de chuvas fortes.

O projeto está sempre realizando visitas às comunidades mais afastadas da área urbana. “Nosso município verifica a necessidade de estar sempre presente, diagnosticando situações que impactam o meio ambiente. Consequentemente também observo a necessidade de estar sempre conscientizando a população”, diz Latour. O projeto Florestar & Cia. tem entre suas metas o convívio sustentável e a qualidade de vida. Luiz Latour agradece a todas as empresas que tornam essas atividades viáveis e ao jornal A VOZ DA SERRA, que ajuda a difundir as questões ambientais para a sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade